Quarta geração do MX-5 chega às lojas no Japão

Prazer ao dirigir. Essa foi a prioridade dos projetistas da Mazda há 32 anos, quando a empresa decidiu criar um roadster compacto e acessível. Após muita pesquisa e desenvolvimento, o resultado foi apresentado pela primeira vez ao público no Salão de Chicago de 1989, com o nome de Mazda MX-5 Miata, e a receptividade de público e crítica não poderia ser melhor. Rapidamente o modelo tornou-se uma das referências em termos de dirigibilidade e diversão (embora essa fama não tenha se convertido em sucesso de vendas).

O roadster tem distribuição de peso ideal

Agora, a Mazda volta a apostar no pequeno conversível, cuja quarta geração começou a ser vendida no mercado japonês. Mantendo as características originais – baixo peso, motor dianteiro central, tração traseira, distribuição de peso equilibrada (50% em cada eixo) e preço acessível -, o novo MX-5 se mantém como uma opção de “carro esportivo que qualquer motorista pode usufruir, a qualquer momento e em qualquer lugar” de acordo com a fabricante.

O volante e os comandos, de acordo com a Mazda, são posicionados de modo perfeito

Ainda segundo a Mazda, o desenvolvimento da nova geração do MX-5 exigiu muito mais do que a criação de um novo carro, já que o modelo possui características que teriam de ser mantidas. Assim, o motor ocupa a posição dianteira central, enquanto capô, tampa traseira, para-lamas e estruturas dos para-choques são feitos de alumínio. Isso possibilitou abaixar o centrod e gravidade do veículo e aprimorar a sua dirigibilidade. Sem falar na redução de peso que, para se ter ideia, é de 100 kg em relação ao modelo da geração anterior. A altura do capô também foi diminuída e as colunas dianteiras foram posicionadas mais para trás, a fim de proporcionar melhor visibilidade para o condutor. Já os motores 1.5 e 2.0 (ambos com injeção direta) receberam ajustes específicos para o modelo, assim como os câmbios de 6 marchas (manual ou automático).

O motor é instalado na posição dianteira central, para proporcionar melhor dirigibilidade

Inicialmente, o modelo chega às concessionárias japonesas na versão 1.5 manual, cujo motor é capaz de produzir 131 cv a 7.000 rpm e 15,3 mkgf a 4.800 rpm. Pesando exatamente 1.000 kg, o novo MX-5 possui suspensão com triângulos duplos superpostos na dianteira e multibraço na traseira, enquanto os freios são a disco nas quatro rodas e a direção tem assistência elétrica. Com 25 anos de existência, o Mazda MX-5 soma 939.028 unidades comercializadas em todo mundo e detém o recorde de automóvel esportivo de dois lugares mais vendido do planeta. 

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