A Audi já aceita encomendas no Brasil do novo A8 L (entre-eixos alongado) em sua versão blindada de fábrica, chamada Security. Com 5,27 m de comprimento e entre eixos de 3,12 m, o sedã é disponibilizado com duas opções de motor. O V8 4.0 TFSI entrega 435 cv de potência e permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 7s5, já com o W12 FSI (12 cilindros em “W”) com 500 cv leva o A8 L Security de 0 a 100 km/h em 7s1. Os dois propulsores são oferecidos com transmissão sequencial de 8 marchas.

Audi A8 L Security

Na versão blindada a carroceria do A8 conta com uma série de materiais altamente resistentes, como aço de blindagem moldado a quente, tecido de aramida, vidros multilaminados, dentre outros. Segundo a Audi, o A8 L Security foi certificado pelo Centro Alemão de Testes Balísticos em Munique atendendo as especificações da classe de proteção balística VR 7, ou seja, veículos resistentes a balas.

O Audi A8 L Security possui assoalho e saias laterais blindadas e pode suportar ataques com granadas de mão militares, enquanto os vidros utilizam uma camada de policarbonato que inibe o estilhaçamento para o interior do veículo. Uma caixa de comunicação no porta-malas aloja as unidades de controle do veículo e sistemas eletrônicos de comunicação, assim como uma bateria suplementar para manter os sistemas operacionais. 

Audi A8 L Security

O sedã vem com rodas forjadas de 19″ de série e anéis de polímeros nos pneus permitem que o carro continue a rodar a até 80 km/h após um furo ou dano semelhante. 

Um sistema de saída de emergência também faz parte do pacote de opcionais da marca, onde o passageiro pode acionar um interruptor juntamente com uma das maçanetas internas da porta onde parafusos pirotécnicos nas dobradiças irão separar a porta da carroceria, liberando a rápida saída. Outra novidade do modelo é o sistema de extinção de incêndio, que pode ser ativado por um botão ou sensor de calor, uma substância é pulverizada dentro dos arcos das rodas e dentro do compartimento do motor. 

No refinado habitáculo, o A8 L Security conta com bancos com regulagem elétrica, sendo que os dianteiros podem ser receber as funções de massagem e ventilação, mesa dobrável, geladeira, dentre outros.

Assim como nas demais versões de seu sedã top de linha, a central multimídia MMI agrupa navegador integrado, câmera para visão total dos arredores do veículo e acesso a internet. Uma característica interessante do GPS, chamado MMI navigation plus, é que ele envia alguns dados da via para as unidades de controle do câmbio, piloto automático e farois com o objetivo de otimizar as funções do carro, tornando o deslocamento mais confortável. 

A Audi acrescenta que a entrega das primeiras unidades do A8 L Security W12 para os pedidos antecipados começarão a ser feitas no terceiro trimestre deste ano. A fabricante acrescenta que oferecerá “amplos serviços de apoio aos clientes”, além de treinamento especial para motoristas e proprietários. O preço? A bagatela de R$ 3,5 milhões! 

Share This