Novo Toyota YarisA Toyota divulgou imagens e informações da nova geração do Yaris, a ser apresentada mundialmente na próxima semana durante o Salão de Tóquio, no Japão. As vendas por lá começam em meados de fevereiro de 2020, mas a novidade já está em exposição nas concessionárias japonesas entre o final de outubro e dezembro.

Novo Toyota YarisVale lembrar que a primeira geração do Yaris estreou lá fora em 1999, embora tenha chegado ao Brasil apenas em 2018. Segundo a Toyota, entre as mudanças estão atualizações na plataforma, motorização, transmissão e suspensão.

Novo Toyota YarisA começar pela plataforma, o Yaris passará a adotar a base estrutural TNGA – presente na 12ª geração do Corolla e no Prius. Entre as vantagens estão redução no peso do veículo em cerca de 50 kg, melhoria na rigidez torcional em 30% e centro de gravidade mais baixo em 15 mm.

Por lá serão quatro opções de powertrain: um novo 1.5 de três cilindros em linha com câmbio CVT; 1.5 híbrido; 1.5 com câmbio manual de seis marchas e 1.0 3-cilindros melhorado com transmissão CVT. A transmissão CVT que atua em conjunto com o novo motor 1.5, aliás, será a Direct Shift, já utilizada no novo Corolla. A opção que acompanha o propulsor 1.0 foi aprimorada para ficar menor e mais leve, melhorando o consumo de combustível.

Visualmente, a grade frontal está maior, com faróis redesenhados, ganhando um estilo mais robusto e agressivo. Já o interior está mais “clean”, exibindo quadro de instrumentos e volante renovados. O objetivo, segundo a Toyota, foi criar uma cabine mais espaçosa.

Além das melhorias visuais e mecânicas, o Yaris recebe novos equipamentos, como o Toyota Safety Sense, que inclui sistema pré-colisão capaz de identificar pedestres durante o dia ou à noite. Outros itens são assistente de farol alto, assistente de faixa de rodagem, frenagem de emergência, assistente de estacionamento e sistema que gira os bancos dianteiros para facilitar o acesso para motorista e passageiro. 

 

Leia mais

 

Toyota Yaris é o hatch que menos desvalorizou no semestre

Toyota Yaris 2020 ganha Android Auto e Apple Car Play

Toyota Yaris X-Way: Variações do mesmo tema

Honda Fit EXL x Toyota Yaris Hatch XLS: Atendendo a pedidos

Share This