Exportações de veículos caíram mais de 40% neste ano

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou nesta quinta-feira (6) os números de produção e vendas relativas ao mês de outubro.

Segundo os dados da entidade, as vendas cresceram 3,6% em outubro na comparação com setembro. No mês passado 306.900 unidades foram emplacadas. Já em relação à outubro de 2013, a Anfavea relata uma queda de 7,1%. No acumulado do ano o mercado aponta queda de 8,9% sobre 2013.

No que diz respeito à produção, outubro foi o segundo melhor mês do ano para a indústria automotiva atrás justamente de setembro. Na relação entre o nono e o décimo mês do ano, a queda foi de apenas 2,5%, com 300.800 unidades fabricadas em setembro frente às 293.300 de outubro.

Um dado alarmante, contudo, diz respeito ao acumulado da produção. A Anfavea relata queda de 16% na soma dos dez meses de 2014, quando 2,68 milhões de unidades ganharam as ruas, frente a igual período de 2013, que já contava com 3,19 milhões de veículos saindo das linhas de montagem.

Outro percentual pouco agradável é o das exportações: queda de 40,4% na relação de janeiro a outubro de 2014 frente a 2013.  

O presidente da Anfavea, contudo, crê em um viés de retomada de crescimento. “O desempenho de julho a setembro comprova que teremos um segundo semestre melhor que o primeiro. Ainda há alguma imprevisibilidade, mas no sentido positivo, quanto aos próximos dois meses por razões como a oferta de crédito, sazonalidade, elevação do IPI e motivação gerada pelo Salão do Automóvel. Mas o fato é o que o viés é de otimismo”, analisa Luiz Moan.

Share This