Mazda Hazumi

Embora tenha sido um projeto revolucionário quando foi lançado, diversas dificuldades forçaram o projeto do motor Wankel (rotativo), famoso por equipar os esportivos Mazda RX-7 e RX-8, a se aposentar. Questões como alta emissão de poluentes, pouco torque disponível em baixas rotações, consumo de combustível elevado e durabilidade limitada eram o calcanhar de Aquiles do propulsor. Mas, agora, de acordo com o informativo australiano Motoring, a marca japonesa pode estar trabalhando para aplicar o sistema como um gerador de eletricidade para o Mazda2 elétrico — tornando-o um híbrido.

Enquanto no Mazda RX-7 e RX-8 o motor Wankel contava com dois rotores de 650 cm3 de deslocamento (totalizando 1.3 litro de volume total), o novo propulsor em questão tem apenas 330 cm3 e funciona somente para movimentar um gerador compacto que, por sua vez, recarregará o conjunto de baterias de 20 kWh. Com o auxílio de um tanque de combustível de 9 litros, o conjunto, segundo o informativo, permitiria ao compacto autonomia de até 380 km, quase o dobro do que quando equipado somente com o motor elétrico.

A vantagem do sistema com motor Wankel é o seu formato compacto (permitindo com que ele seja posicionado abaixo do porta-malas), peso reduzido, além de baixa emissão de ruídos. O conjunto de baterias e sistema de recarga, segundo o informativo, adiciona 200 kg no peso total do compacto — totalizando 1.280 kg. O motor elétrico responsável por tracionar o veículo, por outro lado, gerará estimados 100 cv e 15,5 mkgf de força.

O apelo do sistema, segundo o informativo, é aumentar a praticidade do compacto no dia-a-dia — evitando com que o proprietário dependa exclusivamente da recarga da bateria por meio de tomada. A Mazda, no entanto, não confirma os rumores sobre o Mazda2 híbrido.

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