Audi vai equipar modelos futuros com bateria de íon-lítio de 48 volts

A demanda por eletricidade nos carros contemporâneos é cada vez mais crescente. Equipados com uma série de soluções que controlam desde o acendimento dos faróis até o comportamento do chassi do carro, os modelos atuais estão mais dependendes do que nunca da energia. Para evitar a escassez da eletricidade em seus carros, a Audi está prestes a adotar um novo sistema elétrico em seus modelos, capaz de suportar 48 volts de energia. 

O sistema adicional, alimentado por uma bateria de íon-lítio, trabalhará em conjunto com a convencional de 12 volts, feita de chumbo. Esta foi a solução encontrada pela marca para não sobrecarregar a energia destinada à funções simples como a do acionamento dos vidros elétricos (que vão continuar alimentados pela bateria comum). Ao mesmo tempo, a bateria de 48 volts se encarrega de produzir eletricidade para os recursos mais complexos, como o Drive Select da Audi, que altera a rigidez da direção elétrica, sensibilidade do acelerador e os comportamentos do câmbio e suspensão do carro. 

Para carregar a bateria de 48 volts a Audi também vai instalar em seus modelos um novo alternador mais potente, capaz de recuperar até 10 kilowatts de energia ao sistema elétrico. Segundo a fabricante, isso transformaria “moderadamente” o conjunto motriz do carro em híbrido, uma vez que, com mais energia, “existem diversas maneiras para ligar, controlar ou desativar o motor à combustão”. Para a Audi, poderá haver uma economia de combustível de até 0,4 litros a cada 100 km, deixando de emitir cerca de 10 g de CO2/km, com o novo alternador. 

A Audi já trabalha em uma nova arquitetura capaz de suportar o novo sistema elétrico, mas ainda não há uma data, nem um modelo definido, para a estreia. A plataforma, inclusive, contempla o uso do turbo elétrico da Audi, que você já viu aqui no CARRO ONLINE. De acordo com Dr. Urich Hackenberg, membro do conselho de desenvolvimento técnico da Audi, o sistema elétrico de 12/48 volts “abrirá caminho para a criação de novas tecnologias que tornarão os carros da marca mais esportivos, eficientes e convenientes”. 

Share This