A Hyundai anunciou nesta segunda-feira (11) que irá modernizar e ampliar a capacidade produtiva da fábrica de Piracibaca (SP), onde são feitos os modelos da linha HB20 e o SUV Creta. A marca irá investir R$ 125 milhões na compra de novos equipamentos e robôs para elevar a capacidade produtiva de 180 mil unidades por ano para 210 mil. Embora a marca não revele oficialmente, o investimento tem como foco atender a demanda em virtude do lançamento da nova geração do HB20, prevista para estrear em setembro deste ano.
Em 2018, a unidade de Piracicaba já havia produzido 193 mil unidades (volume superior à capacidade instalada) graças a ganhos de eficiência pontuais no processo de produção, segundo comunicado oficial da empresa. Com isso, a modernização representará, de fato, aumento real de 17 mil unidades produzidas por ano – o equivalente a 19%.
“O volume adicional vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado”, afirma o presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Jin.
Novo HB20
A nova geração do Hyundai HB20 deverá estrear em setembro, mesmo mês em que o compacto foi lançado sete anos atrás (2012). O modelo já foi flagrado rodando com camuflagem em testes na Coreia do Sul e no Brasil, e deverá manter a plataforma do modelo atual, sem grandes avanços em dimensões externas.
O visual deverá beber da fonte do conceito elétrico Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Na dianteira, os faróis terão novos recortes e a grade dianteira será mais larga. Na traseira, as lanternas terão formato de bumerangue e iluminação em LED.
Na mecânica, o compacto deverá continuar com opções de motores 1.0 aspirado de 80 cv e 1.6 de 128 cv. Com vendas discretas, o 1.0 turbo de 105 cv poderá ser descontinuado. É esperada a oferta de equipamentos indisponíveis no HB20 atual, como controles de estabilidade e tração e airbags de cortina.
As versões sedã (HB20S) e aventureira (HB20X) serão lançadas na sequência, entre o final deste ano e o início de 2020.
Preço deve ser alto, mas carro legal esse.
Ainda tem mais problemas, o ajuste pra aumentar o banco do motorista só o inclina para trás. Altura péssima, motor fraco, Gastão, problema no câmbio manual pra ingatar a ré. Precisava de recall.
E o preço tem previsão?
Só produzem carroças no Brazil, enquanto tiverem idiotas cegos e sem amor aos próprios bolsos vai ser sempre assim, a produção deveria ser sim com a máxima automatização, a mão de obra realmente qualificada, isso para que houvesse o custo para que todos nós trabalhadores comuns pudéssemos comprar o produto que produzimos sem ter que morrer pagando a vida toda por meras carroças motorizadas.
Comprei HB20 1.6 aut. Premium 2019, ótimo carro!
Muito confortável e gostoso de dirigir. Estou adorando!! Foi o meu primeiro HB20 de muitos…
Boa tarde
Adoro meu HB20 Automático (2017) Mais concordo em relação ao consumo é muito alto e tb em relação aos bancos são muito baixo se vc entra no ônix a visibilidade é outra coisa ( Vamos melhora isso que vai ficar top )
Realmente o que precisa melhorar é o consumo tenho um automático pense como é bebedor e os bancos são muito baixo eles deveriam cópia a altura do prisma (Bora melhor quero trocar o meu 2017 próximo Ano)
Questão de consumo é muito relativo ao motorista, realmente a primeira geração tem o consumo não muito adequado,mas claro que da versão automática 1.6 com o câmbio de 4 machas, esse câmbio faz o carro beber muito mesmo assim eu tenho o HB20X com esse câmbio e eu faço 11,5 km/L na cidade e 12 km/L na estrada agora a versão manual e a segunda geração, aquela que mudou o câmbio para um de 6 machas ficou muito bom
Estou trocando o meu HB20, automatico por um HB20X,espero ter a mesma sorte do primeiro. Mais de cinco anos de uso, nunca me deixou na mão. Econômico em relação aos da mesma categoria, silencioso, confortável, além de um designer moderno, apesar do tempo. Espero continuar com a Hyundai por mais cinco anos . Vantagem da garantia de 5 anos que poucos tem.
Novo modelo ficou muito feio. Uma mistura de Civic e Ford Ka. Perdeu a identidade do HB20. Eu comprei um Hb20 sou apaixonada pela marca. Porém o novo layout decepciona. Uma pena.
Infelizmente não é a empresa, mais a grande maioria dos gestores exigem tanto, sem pensar que muitas vezes desperdiça um otimo profissional que pode ser moldado.
E você acha que quem desenvolve e da manutenção nesses robôs são quem? Alienígenas?
Tenho um hb20 2019, consumo excelente, 18.5 km/l na estrada com gasolina, nada de Gastão!
Acabei de vender um HB 20 S 1.6 Premium automatico
Foi o carro mais Gastão que tive em toda minha vida.
O carro chegava a gastar mais do que uma ranger flex 2.5.
Da minha esposa.
Tô fora de HB 20 com esses motores beberrões.
Concordo com o seu resumo, tenho um hb20S ele é Gastão, suspensão é péssima, principalmente a traseira, estabilidade dele é péssima.
Espero que esses pontos sejam corrigidos
Amei meu carro HB20 2014 NA ECONOMIA , até deixei a minha moto um pouco na garagem. Top sem passar calor ,estou muito feliz..
Amo meu carro HB20 2014 TOP NA ECONOMIA DEIXEI ATÉ A MOTO UM POUCO DE LADO RS
Robô faz parte, tem emprego pra qm trabalha com eles. As coisas evoluem, fazer um trabalhador efetuar um trabalho pesado r repetitivo pra gerar emprego podendo por um robô eh sacanagem. Tem q fazer incentivos corretos já levando em consideração tudo q a fabrica oferece, já com o maquinário e robos modernos.
Ele estar pedindo para ter tudo isso é mudar algumas coisas no veículo, sabendo q todo investimento e mudança gera custos q o consumidor paga no final. Daí ao chegar na concessionária ele ficar sabendo do valor do carro e diz “ esse carro tá muito caro vou comprar não “ mim poupe de comentários do tipo..
Tenho um HB20 1.6 M e faz 16,5 Km/l com gasolina na estrada, numa média de 100 km/h. Não acho gastão.
É ruim ler muito? O cara trouxe temas bastante importantes.
Concordo plenamente com Vc, suspensão traseita horrível, banco traseiro horríveĺ e acabamento como um todo muito distantes dos melhores da categoria, realmente muito fraco.
Tomem cuidado!!!.
Meu irmão comprou um HB20 0km numa autorizada, e na hora de vender descobriu que a NUMERACAO DO MOTOR registrado no detran nao era a mesma do motor no carro. Ele quase teve o carro apreendido e também quase parou numa delegacia.
Até agora nao conseguiu resolver o problema criado pela Hyundai, que nao dá nenhuma assistencia na situação.
Ele solicitou que o fabricante recomprasse o veiculo já que vendeu um carro com numero de registro adulterado.
A HYUNDAI se nega a fazer e ele esta tendo varios prejuizos.
CUIDADO COM ESSA MARCA.
4×4,25cm do chão, aro 17/18, diesel??
Só acho que a Hyundai deveria escolher melhor as concessionárias, todas são terceirizadas e acabam manchando a marca, tive sérios problemas com a concessionária pensei até nunca mais comprar um Hyundai por conta disso.
Vou esperar o lançamento,para comprar com direção elétrica,motor mais econômico,não quero comprar em setembro,vou comprar em dezembro,o meu é 2016,vou dar de entrada kkkkk
Meu cachorro não gosta do banco de trás, ele não consegue enxergar pra rua, qdo fica em pé no banco e fica reclamando, desde que troquei por um HB20. Qdo for trocar vou levar ele pra ver se alcança.😁
Tenho um hb20 ret manual 6 marchas faz 16 km com um litro gasolina com ar ligado muito bom
Parece que se esquece que estamos no Brasil… E ler , sem citar a fonte , nada diz….
Tenho um HB20 2018 carro muito econômico com muito conforto e segurança eu recomendo agora estou querendo pegar um sedan 2019.
Exaaaato. Vai vê que ele tá comparando com o fusca dele
Tenho um HB20S 1.6 2015, esse consumo está correto com álcool. É um excelente carro, tenho ele há 4 anos, estou satisfeito, mas ouvi dizer q melhorou a suspensão traseira a partir do modelo 2016.
Tenho um hb20x 2014 com 60 mil km. Fiz todas as revisões na Hyundai e nunca paguei 500 reais num jogo de pastilhas.
Anãozinho detected!
Tive dois hb 20 um elantra carros de primeira nunca tive problemas tô esperando essa nova geração não tenho q reclamar
Eu sou Bruno Augusto eu tenho um HB20 1.6 altomatico HB20s a não ser a suspensão o resto é maravilhoso
Boa tarde …
Tenho um hb20 motor1.0
Ano 2015/2016
Deu um problema no motor
Um barulho estranho levei na concessionária ficaram cm o carro 30 dias,quando peguei o veículo achei que iria pegar com o problema resolvido.,voltou com o mesmo barulho levei novamente até então não tenho retorno.espero que agora resolvam pois já estou pensando em trocar de marca.
Logo, logo a nova geração do Etios ou um Yaris mais barato dará a Toyota o título de melhor dos melhores. Questão de design é gosto,mas carros japoneses não dão problemas com a manutenção em dia. Eu tive um HB20 é só me deu dor de cabeça!
Geraldo, esse consumo é com gasolina?
Se for é realmente horrível.
Se o sedã vier com motor 1,0 turbo flex econômico, 6 air bags, controle de tração, controle de estabilidade, acerto de suspensão padrão Ford ou VW (ou seja, carro com boa estabilidade e dirigibilidade), direção ELÉTRICA, banco traseiro com altura do assento correta, opção de câmbio manual de 6 marchas e aços especiais na carroceria que o façam ser 5 estrelas para adultos e crianças no teste do Latin Ncap, esse carro passa a ser interessante.
Seria muito bom
Oxalá!
O que seria “pingente” com boa autonomia?
Você não prefere que os assentos do banco traseiro tenham uma altura adequada para a estatura média das pessoas? O do HB20 é péssimo nesse sentido.
O modelo atual é muito fraco quando comparado aos melhores da categoria como Polo e Fiesta.
Falta um conjunto acertado, ainda parece uma experimentação coreana que não entendeu o gosto do brasileiro.
Se não fizer 13km/l em cidade, jamais compro Hyundai … Qualquer carro meia boca hoje faz isso .. to falando em carro popular, logo deve ser econômico, Fiz as contas e a cada 20 mil km rodado eu “ganho” um jogo de pneus, só em economia , isso se tivesse um Lá, ou Sandero, .. ou você tira o custo da revisão a cada 10mil km só com a economia dos outros carros, é incrível, mas é verdade … façam as contas e poderão tirar suas conclusões, chega de carro bunitinho, com garantia de 5 anos, pra vc pagar 60 reais num filtro de ar do motor, e 500 reais pra um mísero jogo de pastilhas de freio que vc encontra por 100 Reais a paralela… Chega de hipocrisia, chega de Hyundai, quero saber o CONSUMO EM KM/L o resto é perfumaria…
Ler, analisar e pensar, dá um “trabalho” danado, né?
Pois é, para alguns é uma qualidade, já para outros ler, analisar e pensar, dá um “trabalho”, né…
Ótimo carro. Pingente com boa autonomia. Bancos traseiros baixos são bem confortáveis, gosto muito. Se melhorar autonomia ficará mais top. Na questão da traseira bater seca a suspensão, realmente isso precisa ser melhorado..
Quantos empregos diretos irão gerar ?????
O Governo da incentivo fiscal para as montadoras.elas aumentam a produção porém só compram máquinas e robôs. Não criam um emprego ;
6) piloto automatico;
7) borboleta.
Muito top!!! A Hyundai sempre se superando, parabéns,As montadoras tradicionais no Brasil deveriam seguir o exemplo, os carros nacionais tem sempre a mesma cara o mesmo designer o mesmo painel SÓ muda o nome, particularmente detesto carros nacionais.
Só acho que vc anda lendo muito 😂😂
Hyundai e um carro bom mas suspensão traseira fica a desejar e seria bom se tivesse piloto automático em viagem longas seria ótimo
A Hyundai além de não valorizar o carro que fabrica,e não aceita o carro como parte de pagamento para quem tem isenção de impostos. É a única que aceita.
É verdade, a própria hyunday desvaloriza seus carros. Hyunday nunca mays.
Tenho um e o gasto de combustível é enorme. Vou trocar…
Tenho hb20S aut style, bom carro,mas o consumo é alto pra sua categoria 8km/l na cidade e 11km/l e pra revenda a própria Hyundai é a primeira a colocar o carro em baixa.
Eu só queria simplesmente um emprego na Hyundai aqui em Piracicaba
Li em outro site que os motores serão ajustados para ficarem melhores, porque de fato são gastões. Também li que existe a possibilidade de haver um novo motor 1,0 turbo com injeção direta, provavelmente o que roda fora do Brasil que possui 120 cv. Por fim, também li que o sedan vai ter o entreeixos aumentado, para concorrer de forma mais competitiva com Virtus e o novo Prisma.
Em resumo, o que falta à linha HB20 é:
1) Motores mais modernos e econômicos;
2) Ajuste de suspensão mais firme sem perder o conforto, porque hoje o carro não tem a estabilidade dos melhores da categoria e a suspensão traseira bate seca;
3) Equipamentos de segurança (controle de tração, controle de estabilidade, 6 air bags);
4) Versão com motor 1.0 turbo flex com injeção direta;
5) Banco traseiro com assento mais alto e confortável, o atual é horrivelmente baixo, desconfortável e cansativo.