A Hyundai anunciou nesta segunda-feira (11) que irá modernizar e ampliar a capacidade produtiva da fábrica de Piracibaca (SP), onde são feitos os modelos da linha HB20 e o SUV Creta. A marca irá investir R$ 125 milhões na compra de novos equipamentos e robôs para elevar a capacidade produtiva de 180 mil unidades por ano para 210 mil. Embora a marca não revele oficialmente, o investimento tem como foco atender a demanda em virtude do lançamento da nova geração do HB20, prevista para estrear em setembro deste ano.

Em 2018, a unidade de Piracicaba já havia produzido 193 mil unidades (volume superior à capacidade instalada) graças a ganhos de eficiência pontuais no processo de produção, segundo comunicado oficial da empresa. Com isso, a modernização representará, de fato, aumento real de 17 mil unidades produzidas por ano – o equivalente a 19%.

“O volume adicional vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo às perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poderá manter sua participação de mercado”, afirma o presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil, Eduardo Jin.

Novo HB20

A nova geração do Hyundai HB20 deverá estrear em setembro, mesmo mês em que o compacto foi lançado sete anos atrás (2012). O modelo já foi flagrado rodando com camuflagem em testes na Coreia do Sul e no Brasil, e deverá manter a plataforma do modelo atual, sem grandes avanços em dimensões externas.

O visual deverá beber da fonte do conceito elétrico Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Na dianteira, os faróis terão novos recortes e a grade dianteira será mais larga. Na traseira, as lanternas terão formato de bumerangue e iluminação em LED.

Na mecânica, o compacto deverá continuar com opções de motores 1.0 aspirado de 80 cv e 1.6 de 128 cv. Com vendas discretas, o 1.0 turbo de 105 cv poderá ser descontinuado. É esperada a oferta de equipamentos indisponíveis no HB20 atual, como controles de estabilidade e tração e airbags de cortina.

As versões sedã (HB20S) e aventureira (HB20X) serão lançadas na sequência, entre o final deste ano e o início de 2020.

Pin It on Pinterest

Share This