Ford vai usar GPS para aprimorar o piloto automático

A Ford está desenvolvendo uma nova geração do controle de cruzeiro adaptativo. A dica foi desvendada por meio de uma patente registrada pela companhia americana, conforme noticiou o site Autoblog. De acordo com a fonte, a tecnologia trabalhará em conjunto com os dados de navegação do carro e a internet.

Segundo a descrição da patente, a tecnologia é referida como uma “rota de navegação com perfil de velocidade otimizado”. Ela funcionaria mais ou menos assim: uma vez que o motorista registrasse seu destino no GPS, o software do controle de cruzeiro dividiria a rota em diversos trechos para determinar a velocidade mais propícia para cada um deles, convergindo o tempo de viagem escolhido pelo motorista com  a maior eficiência energética possível do carro. Dados de trânsito também seriam atualizados em tempo real para determinar o comportamento do carro.

Todos esses cálculos com base no tráfego e geografia da rota ultrapassariam a capacidade eletrônica da CPU do veículo, por isso a central multimídia teria que armazenar dados em nuvem, a fim de “aliviar” o processador do sistema.

De acordo com a Ford, alguns dos benefícios deste controle de cruzeiro seriam percebidos ao subir serras, por exemplo. Em vez de forçar o veículo a manter a mesma velocidade para enfrentar a subida, o carro poderia compensar o tempo de viagem em um trecho mais adequado do que manter um giro alto do motor durante o aclive (consumindo mais combustível).

A utilização dos dados de navegação para contribuir com o comportamento do carro já existe no mercado, mas em carros mais luxuosos. A Rolls-Royce, por exemplo, usa o GPS para adaptar a transmissão automática de modelos como o Ghost II. O câmbio decide subir ou reduzir de marcha dependendo das características da via, visando maior conforto aos ocupantes do carro.

No caso da tecnologia da Ford, ainda não há previsão de quando ela chegará aos modelos da marca.

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