A IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), entidade responsável pela segurança viária nos EUA, emitiu um resultado nada bom envolvendo a segurança de alguns modelos comercializados tanto por lá como no Brasil, no caso o Honda Fit atual, Ford New Fiesta e Fiat 500.

Enquanto o Ford Fiesta recebeu nota “M” (Marginal), 500 e Fit desapontaram ao receber a classificação “P” (Poor, pobre em português). Como você pode ver no vídeo ao final do texto, a IIHS realiza alguns testes bem severos, como a colisão de uma pequena parte da dianteira, simulando o que ocorreria no caso de uma ultrapassagem mal sucedida em uma via de mão única, por exemplo. A IIHS classifica chama esse teste de “small overlap” e começou a realizá-lo em 2012. 

Segundo Joe Nolan, vice-presidente sênior de pesquisa veicular da IIHS, “carros pequenos e leves têm certa desvantagem nas provas de impacto. Por isso é muito importante escolher os carros que ofereçam a melhor proteção possível em nossos testes. Infelizmente, como um grupo, os carros compactos não estão apresentando uma performance como a de outras categorias em nossos testes”.

O hatch pequeno melhor avaliado foi o Chevrolet Spark, que obteve média “A” (Acceptable, aceitável em português), mesmo assim longe da melhor classificação fornecida pela entidade, que é a “G” (Good, bom em português).

 

Share This