Equipe Lotus testa as novas rodas e pneus, que podem ser adotados pela categoria no futuro

Aproveitando o segundo – e último – dia de testes coletivos em Silverstone, na Inglaterra, a Lotus realizou as primeiras avaliações práticas com os novos conjuntos de rodas e pneus de 18″. Trata-se de uma ideia proposta pela Pirelli, atual fornecedora de pneus da categoria, que alega: “rodas e pneus maiores refletem uma tendência do mercado. A adoção do novo equipamento resultaria em um aumento da transferência de tecnologia entre os pneus da F1 e os usados em carros de rua”. Atualmente, os bólidos de Fórmula 1 são equipados com rodas de 13″.

Ainda de acordo com a fabricante de pneus, a mudança nas medidas só será adotada se houver um acordo entre as equipes, os promotores e as demais partes interessadas para que a novidade seja implementada. Vale lembrar que pneus com essas novas medidas possuem perfil menor e, consecutivamente, tendem a “dobrar” menos nas curvas e a absorver menos impactos. Por isso, os pneus atuais têm papel fundamental também como elemento de suspensão.

Com os novos conjuntos de rodas e pneus, a Pirelli pretende auxiliar a categoria em uma possível mudança no tamanho dos equipamentos, que poderá ser adotada no regulamento da temporada de 2017.

 

Share This