A Ford vai lançar no Brasil uma versão do Fiesta equipada com o motor turbo EcoBoost de 1 litro e três cilindros, provavelmente antes de novembro. Utilizado principalmente na Europa, ele gera potência de 100/125/140 cavalos, dependendo da calibração e do modelo em que é instalado (está disponível em Fiesta, Focus, Mondeo/Fusion, EcoSport e minivans).

CARRO ONLINE apurou que, num primeiro momento, o propulsor será importado, e por isso utilizará apenas gasolina. Os atuais motores Sigma 1.5 e 1.6 do Fiesta nacional entregam 107/111 cv e 125/130 cv, respectivamente (g/e). 

Fiesta Black Edition inglês foi o pioneiro no uso do EcoBoost 1.0
O anúncio do Volkswagen up! TSI, também com motor turbo tricilíndrico, só que bicombustível, foi um fator considerado pela Ford para não esperar o desenvolvimento local de um EcoBoost turboflex. Mas CARRO ONLINE não conseguiu apurar qual variação do propulsor será instalada no Fiesta: a mais comedida, a intermediária ou a mais forte?

Com ajuste de 100 cv, a proposta da versão poderia ser a de economia de combustível (testes independentes obtiveram médias de consumo de 17 km/l); já o de 140 cv, que estreou na Europa nas edições especiais Fiesta Red e Black, cairia bem numa versão como a Sport, que de invocada tem apenas o visual.

Se a Ford quiser testar a aceitação do motor no mercado brasileiro de uma maneira mais geral, deve escolher o de 125 cv.

Ex-presidente da Ford, Alan Mullaly, beija o EcoBoost 1.0 em seu lançamento

A Ford acaba de lançar a linha 2016 do Focus hatch e, em poucas semanas, vai apresentar o Focus Fastback, novo nome do sedã. Com isso, zerou a chance de o EcoBoost 1.0 equipar o médio, que oferecerá os conhecidos motores 1.6 e 2.0 pelo menos até a nova geração, a quarta, esperada para a linha 2019.

EcoSport, que sofre reestilização no ano que vem, e Ka são dois candidatos a receber o novo motor turbo, provavelmente já adaptado ao uso de etanol. No compacto, que usa o motor tricilíndrico 1.0 aspirado, poderia ensejar a volta de uma versão realmente esportiva.

Share This