A Ford inicia nesta segunda-feira (28) a pré-venda do Ka FreeStyle, inédita versão aventureira que inaugura mudanças na mecânica e no visual da linha 2019 do compacto. Por R$ 63.490 iniciais, a nova configuração tem chegada às lojas prevista para meados de julho.

O FreeStyle substitui a antiga versão aventureira Trail. Na dianteira, o para-choque ganhou desenho inédito, com nichos dos faróis de neblina em forma de C. A grade é do tipo colmeia e traz pintura na cor cinza, além de passar a ostentar o logotipo da Ford no centro.

Na lateral, ele mantém os apliques em plástico ao redor das caixas de roda e ganha pintura na capa dos retrovisores na mesma cor da grade. Além disso, diferentemente do antecessor, os racks agora são funcionais e suportam até 50 kg de carga.

As rodas, de 15 polegadas, têm novo desenho e pneus de asfalto, enquanto o Trail vinha de fábrica com tipo misto. O para-choque traseiro traz recortes similares aos aplicados na dianteira.

Do lado de dentro, a grande estrela é a central multimídia Sync 3, com tela sensível ao toque de seis polegadas e meia. Ela possui compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, mas não traz GPS integrado. O revestimento do painel vem na cor marrom, enquanto teto e colunas têm cor preta.

Motor e câmbio de EcoSport

Debaixo do capô, o Freestyle traz agora o mesmo 1.5 três-cilindros ?ex do EcoSport. Produzido em Taubaté (SP), o motor gera 136 cv no Ka (1 cv a menos que no SUV) a 6.500 rpm e 16,1 kgfm a 4.750 rpm (mesmo torque, mas com entrega 250 rpm depois).

O compacto também recebe o mesmo câmbio automático de seis marchas do modelo maior. Ele é do tipo convencional, com conversor de torque, e traz opção de trocas manuais por meio de tecla no pomo da alavanca. No hatch, as relações de marcha foram alongadas em relação ao SUV.

Além do câmbio de seis posições, o Ka FreeStyle estreia uma nova caixa manual de cinco marchas, feita em Taubaté, cerca de 9 kg mais leve que a anterior.

A suspensão continua do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e está um pouco mais baixa na comparação com o Trail. São 188 mm de vão livre do solo, ante 200 mm do antigo aventureiro. Os amortecedores, buchas e molas foram recalibrados. A bitola traseira está 30 mm maior, assim como o diâmetro da barra estabilizadora dianteira.

Depois do desempenho ruim do Ka nos testes de colisão do Latin NCAP (onde obteve zero de cinco estrelas possíveis), a Ford ressalta que promoveu reforços estruturais na carroceria do compacto, com aplicação de aços mais nobres nos pilares laterais, assoalho e teto.

Equipamentos de série

O FreeStyle chega com pacote único de equipamentos, por R$ 63.490 (câmbio manual de cinco marchas) e R$ 67.990 (automático de seis). Ambos vêm com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré, sensores traseiros de estacionamento, assistente de saída em rampas, repetidoras nos retrovisores, controles de estabilidade e tração e ganchos Isofx.

Além disso, há um sistema de controle de inclinação ativo (chamado de ARP pela marca), que estima a rolagem da carroceria e, caso necessário, atua nos freios e reduz a potência do motor para evitar a perda de controle. Na pré-venda, as três primeiras revisões serão gratuitas.

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