Com a promessa de remover tudo que adere, o Tira Grude da Quimatic Tapmatic sugere como uma de suas aplicações a remoção de respingos de tinta de parede e piche da lataria de veículos. Para descobrir se o solvente é tão eficaz quanto promete, decidimos testá-lo na remoção da fita adesiva remanescente da calha de chuva.

Para realizar o teste seguimos as instruções contidas no verso da embalagem e aqui fica uma dica: não jogue fora a embalagem.  No rótulo do produto não existe modo de usar, o que vale uma sugestão para a empresa: coloque as instruções no rótulo do produto!

Aplicamos o Tira Grude por toda a superfície da cola e deixamos agir por alguns segundos, em seguida iniciamos a remoção com um pano macio. Rapidamente a camada mais superficial da fita adesiva começou a se desfazer, mas as camadas mais profundas não. Foram necessárias mais algumas aplicações. É importante ressaltar que essa fita tinha cerca de 1 mm de espessura e que em uma etiqueta comum, o produto deve funcionar apenas com uma aplicação. O processo completo de remoção levou cerca de 1h.

Retirar com o pano não pareceu a melhor opção. Foi mais fácil remover mecanicamente, ou seja, na unha mesmo. Para facilitar e evitar riscos na lataria, utilizamos uma espátula de plástico. Percebemos que a fita não se dissolveu de uma vez porque o produto não penetra profundamente, mas no geral, ele cumpre muito bem a sua tarefa. Quando a etiqueta ficou fina voltamos a utilizar o pano para não riscar o carro. Percebemos que quanto mais fina a etiqueta, mais fácil é a remoção.

O produto não pode ser aplicado em borrachas, por isso, retiramos parcialmente a borracha de vedação do vidro e não tivemos problemas para recolocá-la.

O rendimento do produto é excelente. Ele é bem líquido e tem uma textura de óleo que é bem fácil de espalhar. Usamos cerca de 1/3 do frasco de 40 ml, mas vale lembrar a espessura da fita e que não economizamos na aplicação. O cheiro do solvente é camuflado por uma fragrância cítrica nada enjoativa, que permite que o produto seja aplicado em ambientes fechados. O Tira Grude pode ser encontrado em diversas lojas físicas e online com preços que, até o fechamento desta edição, variavam de R$ 12 a R$ 17.

Veja também: Teste de Produto: Revitalizador de plásticos 3MTeste de Produto: Limpa Estofados Luxcar

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This