Jamais ignore as luzes de advertência que aparecem no painel do seu veículo. Você sabe o que elas significam?

O natal já passou, mas tem carro rodando com mais luzes coloridas no painel do que muita árvore por aí. O perigo é que essas luzes não tem nada de decorativas, pelo contrário: cada advertência tem sua finalidade e muito dificilmente aparecem sem motivo. “É preciso lembrar que a luz espia é uma ferramenta para alertar os distraídos que dificilmente se atentam para os mostradores no painel de instrumentos”, afirma o professor da escola de Engenharia da FMU, Fernando Landulfo, consultor técnico das revistas O Mecânico
e CARRO. Atualmente, já há computadores de bordo que descrevem os problemas em suas telas e até disparam mensagens faladas, mas enquanto nem todo veículo chega a esse nível, é melhor ficar atento ao que pinta de novo no painel do seu carro.

Se você não sabe o que cada luz significa, tenha em mente que a sua cor indica o nível de advertência. Se for uma luz amarela, é melhor
agendar uma visita à oficina, mas se for vermelha, pare – ou mantenha-se parado – até resolver a situação. “Tudo o que acende em vermelho indica condição emergencial. Ou seja, o veículo deve ser parado e/ou desligado imediatamente, sob risco de acidente grave”, avisa Landulfo. Quando as luzes vermelhas indicam problemas mecânicos com o carro em movimento, sempre são falhas críticas que colocam em risco a segurança do veículo e seus passageiros.

Luz - Óleo

Luz indicadora do óleo (acende quando a pressão do sistema de lubrificação cai a níveis críticos, geralmente causados por problemas mecânicos internos no motor ou falta de óleo no cárter).

Luz - Temperatura

Luz de advertência da temperatura (acende quando o motor já superaqueceu). 

Luz - Bateria

Luz de advertência da bateria (acende quando o alternador deixa de carregar)

Luz - Freios

Luz indicadora do sistema de freio (geralmente acende por falta de fluido no sistema ou quando o freio de estacionamento se encontra aplicado).

Luz - Cinto de Segurança

Luz que indica que algum cinto de segurança está desatado.

Luz - Portas

Luz que indica que as portas estão abertas. 

Luz - Assistência Elétrica

Luz de avaria no sistema de assistência elétrica da direção são vermelhas.

Luz - Motor

Luz de advertência do sistema de gerenciamento do motor, por exemplo, aponta que há algum problema ainda não catastrófico, mas que deve ser corrigido na primeira oportunidade. 

Luz - Lâmpada

Luz de advertência de lâmpada queimada. 

Luz - ABS

Luz referente ao sistema ABS. 

Luz - Tração

Luz do sistema de controle de tração. 

Luz - Airbag

Luz de desativação do airbag.

Pin It on Pinterest

Share This