Atualização às 10h33 de 26/7/2016

A Renault lançou oficialmente neste domingo (24) a segunda geração de seu SUV luxuoso Koleos em Paris, capital da França. Apresentado durante o último Salão de Pequim, na China, há três meses, o modelo é o mais novo carro global da marca francesa (a plataforma é a do novo Mégane) e, no Brasil, deverá concorrer com SUVs médio-grandes, como Hyundai Santa Fe (R$ 175 mil). Sua chegada está prevista para até o final deste ano, com preço por volta de R$ 160 mil.

O visual do Koleos segue a nova identidade da marca, ficando bem próximo de outros modelos, como o próprio Mégane. A frente robusta, com uma grade frontal avantajada (onde o logo da Renault está inserido em grande escala) atribui um visual mais imponente ao utiliário, enquanto os faróis afilados envoltos pela assinatura de LED em formato de “C” dão o toque de modernidade ao veículo. 

Renault Koleos exibe frente robusta com toque de modernidade

Sua silhueta expõe uma abordagem mais tradicional dos SUVs, com linhas retilíneas no teto, paralamas maiores e poucos vincos nas laterais das portas. Atrás, o destaque fica porta das lanternas, seguindo a tendência mundial de design automotivo (já aplicada pela própria Renault em outros modelos), que quase se conectam uma com a outra por meio das luzes de LED. 

“Decidimos não diluir as características tradicionalmente associadas aos SUVs. Pelo contrário, acentuamos os atributos típicos do segmento por meio de uma carroceria musculosa, linhas horizontais bem marcadas, além da distância do solo mais alta”, explica Laurens van den Acker, vice-presidente sênior mundial de design da Renault. A altura do solo, de 210 mm, é um dos trunfos mais alardeados pelos executivos da companhia para reforçar a capacidade off-road do Koleos (que, inclusive, é destacada nas fotos de divulgação que você vê na galeria acima). 

Traseira se destaca pelo formato das lanternas de LED

Por dentro, a alma do utilitário continua respeitando a tradição do segmento. Segundo a fabricante, a posição de dirigir é 150 mm mais elevada do que a média dos sedãs do mercado, o que, de acordo com a Renault, aumenta a sensação de prazer e segurança ao dirigir. 

Com toda a atenção às origens dos SUVs, o design da cabine acabou ficando mais simplificado. O quadro de instrumentos é parcialmente digital e o console central pode abrigar telas de 7” ou 8,7” do sistema multimídia R-LINK 2, que oferecem conectividade via Bluetooth com smartphones, comandos de voz e uma série de aplicativos próprios do software da central. 

Interior do Koleos tem visual mais sóbrio

O Koleos será produzido sobre a plataforma CMF-C/D da Aliança Renault-Nissan, a mesma que dá vida a modelos como Renault Espace, Talisman e Kadjar e os Nissan X-Trail e Qashqai. Ele ficará situado numa faixa habitada pelos SUVs médio-grandes, ou seja, modelos que têm entre 4,60 m e 4,70 m de comprimento. Como já foi citado na matéria, a princípio, a intenção da Renault é fazer frente a modelos como Honda CR-V e Hyundai ix35, mas suas dimensões são maiores: 4,67 m de comprimento, 1,84 m de largura e 2,70 m de distância entre-eixos.

De acordo com a Renault, o aproveitamento de espaço do habitáculo será outra qualidade do SUV, oferecendo 289 mm de espaço para os joelhos para quem viajar nos bancos traseiros. O porta-malas tem capacidade para 600 litros de volume.

Sob o capô do Koleos, a marca vai oferecer uma gama com duas opções a gasolina e duas a diesel. As gasolina serão 2.0 de 145 cv e 20 kgfm de torque ou 2.5 de 170 cv e 23,7 kgfm de torque. Ambas poderão ser comandadas por transmissão manual de 6 velocidades ou pelo câmbio continuamente variável (CVT) batizado de X-Tronic. As versões a diesel serão 1.6 ou 2.0 de 130 cv ou 175 cv. A opção 2.5 é a mais provável para ser vendida no Brasil.

Para corroborar sua já citada disposição aventureira, o Koleos terá tração integral, chamada de All Mode 4×4-i. Trata-se de um sistema que monitora eletronicamente a todo tempo a demanda de tração entre as quatro rodas do veículo para que ele se adapte a diferentes tipos de terreno. O sistema ainda dispõe de três modos de condução: 2WD (que só traciona as rodas dianteiras), 4WD Auto (que pode distribuir até 50% do torque ao eixo traseiro, caso necessário) e 4WD Lock (que mantém a distribuição de tração entre as rodas da frente e de trás equalizada até uma velocidade de 40 km/h).

Entre os principais equipamentos do SUV, a Renault destaca que o Koleos terá controle de estabilidade, seis airbags, alerta de saída de faixa, alerta de pontos cegos, detector de fadiga, câmera de ré, faról alto automático, sensores dianteiros e traseiros e sistema de estacionamento e frenagem autônomos.

A equipe do CARRO ONLINE está em Paris acompanhando o lançamento do inédito Koleos. Em breve você lerá nossas impressões sobre o modelo e a expectativa da Renault para ele no Brasil. 

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This