VW high up!

Dúvida da leitora Fernanda Varella, 25 anos, de São Paulo, SP: Estou à procura do meu primeiro carro 0 km e fiquei encantada com o up! Mas quando fui pesquisar os preços me surpreendi com os valores que encontrei para um modelo do tamanho dele, mas com direção hidráulica e ar-condicionado. Pretendo investir no máximo R$ 38.000. Vale a pena?

Sugestão do leitor: VW high up!
Ano: 0 km
Preço: R$ 36.080
Avaliação: As cinco estrelas no crash test, o motor tricilíndrico ágil e econômico e sua dirigbilidade são os pontos fortes deste compacto. Contudo, o preço do high up! desanima o comprador. Embora ele traga os itens de segurança agora obrigatórios, direção e trio elétricos, farol de neblina e ajuste de altura do volante, os R$ 2.830 para adicionar o ar-condicionado deixam-no em um patamar muito alto para um veículo de seu porte.
Pontos positivos: Dirigibilidade proporcionada pela boa elasticidade do motor 1.0 de três cilindros e pelo comportamento acertado das suspensões.
Pontos negativos: Ele é um carro bem construído, mas que cobra muito caro, em todas as versões, para tê-lo completo. O ar não vem de série no high.
Destaque: A média de consumo do up! na cidade é de 10 km/l com etanol no tanque.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 3 cilindros, flex; Cilindrada 999 cm³; Potência 82 cv a 6.250 rpm; Torque 10,4 mkgf a 3.000 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 3,60 m/1,91 m/1,50 m/2,42 m; Peso 938 kg 

Toyota Corolla XLi 2009

Sugestão CARRO ONLINE: Toyota Corolla XLi
Ano: 2009
Preço: R$ 38.856 (fonte: Fipe)
Avaliação: A versão de entrada do Corolla, na época, abusava da falta de equipamentos de série para a sua categoria. Nela não há nem ABS (que hoje é obrigatório). De resto, não deve em nada ao high up! Mas ele não deixa de ser um sedã médio com conforto, espaço interno, dirigibilidade e desempenho melhores que o up!, pela mesma faixa de preços. O revés fica a cargo dos custos de manutenção, com valor mais elevado do que o compacto.
Pontos positivos: Ele tem bom desempenho para a cidade e não abusa no consumo. Conforto ao rodar e confiabilidade mecânica são os pontos fortes. 
Pontos negativos: Pela categoria dele, os equipamentos de série não correspondem à expectativa. O câmbio manual dificulta a revenda.
Destaque: Mesmo já defasado, escolhendo bem, o Corolla não dá dor de cabeça com a manutenção.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.794 cm³; Potência 136 cv a 6.000 rpm; Torque 17,5 mkgf a 4.200 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,54 m/1,76 m/1,48 m/2,60 m; Peso 1.260 kg

Ford Ecosport XLT Aut. 2011

Sugestão CARRO ONLINE: Ford Ecosport XLT Aut.
Ano: 2011
Preço: R$ 39.281 (fonte: Fipe)
Avaliação: Bem completo de série, a versão automática do Ecosport XLT de 2011 pode ser encontrada por um preço atraente como este, mas com quilometragem mais alta (acima dos 80.000 km rodados). O câmbio de quatro velocidades é bem escalonado com o motor 2.0, que faz mais jus ao modelo do que o 1.6. Mas com etanol, ele faz média de 5,5 km/l na cidade. O SUV tem tudo o que o high up! traz de série, incluindo o ar-condicionado. 
Pontos positivos: O desempenho do motor 2.0 e os itens de série são os destaques. O sucesso no mercado ajuda na manutenção na revenda.
Pontos negativos: O consumo é um dos principais reveses, pois as médias, mesmo com gasolina, não satisfazem. O acabamento também deixa a desejar.
Destaque: Embora corresponda à geração anterior, ele tem bom volume de mercado. 
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.999 cm³; Potência 138 cv a 6.000 rpm; Torque 18,3 mkgf a 4.250; Câmbio automático, 4 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,24 m/1,73 m/1,67 m/2,49 m; Peso 1.269 kg

Chevrolet Onix LTZ 2013

Sugestão CARRO ONLINE: Chevrolet Onix LTZ
Ano: 2013
Preço: R$ 39.085 (fonte: Fipe)
Avaliação: Seminovo, o Onix LTZ ainda pode oferecer um ano e meio de garantia, já que ele vem com três anos de fábrica. Além disso, fazer somente a revisão de 30.000 km (R$ 544) ajuda a conter os custos de manutenção dele (que estão entre os mais altos da categoria). As três primeiras do up! totalizam R$ 745. As vantagens são o motor de melhor desempenho, o pacote completo de itens de série e mais conforto e espaço interno.
Pontos positivos: O motor 1.4 tem um bom desempenho, conferindo rodar macio e suave na cidade. A central multimídia agrega valor ao modelo.
Pontos negativos: O pacote básico de peças de reposição e as revisões estão entre as mais caras de sua categoria. O acabamento poderia ser melhor.
Destaque: Nesta versão, o Onix já vem equipado com o sistema multimídia MyLink.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.389 cm³; Potência 106 cv a 6.000 rpm; Torque 13,9 mkgf a 4.800; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 3,93 m/1,70 m/1,48 m/2,52 m; Peso 1.067 kg

Se cada centavo conta, o seminovo é o melhor

O apelo emocional que a compra do primeiro carro 0 km tem é difícil de combater, mas no segmento dos veículos de entrada, quanto mais racional a compra, melhor. Portanto, o Chevrolet Onix (que quanto aos equipamentos não deve em nada ao high up!) é a melhor opção, uma vez que a desvalorização mais forte (de até 20%) já foi absorvida e agora tende a arrefecer. Já para o up! os mesmos R$ 36.000 podem se transformar em R$ 30.000 ao sair da concessionária. O Ecosport é uma alternativa mais ousada. Embora esteja alguns patamares acima e venha bem equipado, a manutenção é mais pesada para o motor 2.0, assim como o seguro. O Corolla, nesta versão e ano, é o menos atraente. 

Confira abaixo nossa recomendação:

1º – Chevrolet Onix LTZ 2013
2º – VW high up! 0 km
3º – Ford Ecosport XLT 2011
4º – Toyota Corolla XLi 2009

A seção “O que comprar com…” é publicada mensalmente na revista CARRO, na parte dedicado ao mercado. Você pode nos enviar suas dúvidas para nós pelo e-mail carro@motorpressbrasil.com.br. Se sua história for escolhida, ela será publicada na revista e você ganhará três meses de assinatura da CARRO. 

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