Toyota Corolla XEi

Dúvida do leitor Antonio Maturana, 37 anos, de Belo Horizonte, MG: “Estava pensando em comprar um Toyota Corolla novo, mas depois das matérias que li na revista CARRO, fiquei com um pé atrás por causa do custo-benefício. A versão intermediária é cara para mim. Quero muito um sedã, mas por este preço deve ter melhores opções por aí. O que vocês acham?”

Sugestão do leitor: Toyota Corolla XEi
Ano: 0 km
Preço: R$ 79.990
Avaliação: O Toyota Corolla XEi chegou ao mercado com um visual mais jovial e sensível melhora no desempenho, especialmente pelo novo câmbio CVT. E embora venha bem equipado, com trio elétrico, piloto automático, câmera de ré, bancos de couro e navegador, seu preço é muito elevado. Além disso, pelo patamar em que se posiciona, o Corolla ainda deve equipamentos, como controle de estabilidade, presente no rival Honda Civic.
Pontos positivos:  Conforto ao rodar. O trabalho da suspensão absorve bem as imperfeições do solo e as trocas do câmbio CVT são quase imperceptíveis. 
Pontos negativos: Preço pouco competitivo. Isso faz com que os outros custos também fiquei mais caros, como o IPVA e o seguro. Falta controle de estabilidade.
Destaque: A transmissão CVT melhorou o consumo: o sedã roda 7,8 km/l em percurso combinado.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada 1.986 cm3; Potência 143 cv a 5.800 rpm; Torque 19,4 mkgf a 4.800; Câmbio automático, CVT; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,62 m/ 1,77 m/ 1,47 m/ 2,70 m; Peso 1.320 kg

Honda CR-V EXL 4x4 Aut.

Sugestão CARRO ONLINE: 

Honda CR-V EXL 
Ano: 2011
Preço: R$ 70.510 (fonte: Fipe)
Avaliação: Atendendo a procura por espaço e conforto, o CR-V surge como opção para o Corolla novo. A tração 4×4 da versão topo de linha melhora o desempenho comedido do motor 2.0 de 150 cv. Ela também vem recheada de itens de série, com destaque para os seis airbags, ar-condicionado de duas zonas e teto solar. O problema é que esta opção já está uma geração defasada e com três anos de idade. Neste caso, a revenda fica mais difícil. 
Pontos positivos: O conforto e o generoso espaço interno são as armas do modelo, que vem bem equipado na versão topo de linha. Preços são convidativos.
Pontos negativos: Apenas a gasolina, o motor 2.0 de 150 cv, que trabalha com um câmbio automático de cinco marchas, é apenas satisfatório na cidade.
Destaque: Confiabilidade mecânica é um dos trunfos do modelo, mas a manutenção é mais cara.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, gasolina; Cilindrada 1.997 cm3; Potência 150 cv a 6.200 rpm; Torque 19,4 mkgf a 4.200 rpm; Câmbio automático, 5 marchas; Tração integral; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,57 m/ 1,82 m/ 1,69 m/ 2,62 m; Peso 1.612 kg

VW Jetta TSI Highline

Sugestão CARRO ONLINE:  VW Jetta TSI Highline
Ano: 2012
Preço: R$ 74.495 (fonte: Fipe)
Avaliação: Se desempenho for um fator importante na hora da compra, certamente esta opção é uma das mais indicadas. Com motor 2.0 TSI de 200 cv, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7s4. Mas é preciso equilibrar a emoção ao volante à racionalidade da compra. O pacote de peças desta versão do Jetta é mais caro, assim como costumam ser as cotações de seguro. Ao menos nesta configuração ele já vem bem equipado de série. 
Pontos positivos: O espaço interno e a lista de itens de série são generosos. Acabamento todo de couro agrega valor ao modelo, além de garantir o conforto.
Pontos negativos: O apelo esportivo pode dificultar a busca por um veículo em ótimas condições de motor e pneus. Custos de manutenção são altos.
Destaque: Ser abastecido somente a gasolina pode desvalorizar o modelo numa futura revenda.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, gasolina; Cilindrada 1.984 cm3; Potência 200 cv a 5.100 rpm; Torque 28,5 mkgf a 1.700 rpm; Câmbio automático, 6 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,64 m/ 1,77 m/ 1,47 m/ 2,65 m; Peso 1.375 kg

Toyota Corolla Altis

Sugestão CARRO ONLINE: Toyota Corolla Altis
Ano: 2014
Preço: R$ 73.620 (fonte: Fipe)
Avaliação: Com um pouco de paciência, é possível encontrar boas ofertas de seminovos da versão topo de linha do Corolla antigo, que traz ajustes elétricos dos bancos, acabamento de madeira no painel e nas portas, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, LEDs e faróis de xenônio. O visual pode ser defasado (assim como o câmbio automático), mas, em termos de conforto e de custo-benefício, essa alternativa não vai decepcionar
Pontos positivos: A configuração com generosa lista de equipamentos e a confibalidade mecânica do Corolla garantem o bom negócio. 
Pontos negativos: Com a evolução da nova geração, o câmbio automático de quatro marchas ficou ainda mais defasado quando comparado ao novo CVT.
Destaque: A desvalorização do modelo deve se acentuar um pouco mais por conta da nova geração. Mesmo assim, a boa liquidez no mercado é garantida.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex; Cilindrada: 1.986 cm3; Potência 153 cv a 5.800 rpm; Torque 20,7 mkgf a 4.800 rpm; Câmbio automático, 4 marchas; Tração dianteira; Medidas (comp./larg./alt./entre-eixos) 4,54 m/ 1,76 m/ 1,48 m/ 2,60 m; Peso 1.290 kg

A geração anterior do sedã é a opção racional

O peso da novidade, ainda mais no caso do Corolla, que de fato evoluiu onde mais precisava (no desempenho), pode ser um atrativo difícil de resistir. Contudo, por um preço menor que o da versão intermediária, você adquire a topo de linha da geração anterior, com muito mais equipamentos e a segurança de um mercado competitivo numa futura revenda. Como o motor não mudou no novo Corolla, os custos de manutenção do antecessor não devem influenciar na compra. Uma opção mais ousada é o Jetta, que conquista pelo arrojo, sem devem em itens de série e conforto. Mas ele peca com a manutenção e seguro mais caros. O CR-V é o mais defasado da lista, o que prejudica seu valor de mercado. 

Confira abaixo nossa recomendação: 

1º – Toyota Corolla Altis
2º – Toyota Corolla XEi
3º – VW Jetta TSI Highline
4º – Honda CR-V EXL AWD

A seção “O que comprar com…” é publicada mensalmente na revista CARRO, na parte dedicado ao mercado. Você pode nos enviar suas dúvidas para nós pelo e-mail carro@motorpressbrasil.com.br. Se sua história for escolhida, ela será publicada na revista e você ganhará três meses de assinatura da CARRO. 

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