Seat Ibiza, pioneiro da nova plataforma da Volkswagen
A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (31) a quinta geração do Seat Ibiza, hatch compacto que é o principal produto de seu braço espanhol. O modelo é o primeiro a usar a nova plataforma global do grupo alemão, a MQB A0. Em seguida, ela será a base do novo Polo europeu — e, mais importante para nós, dos novos Gol e Voyage brasileiros, e também do futuro e aguardado SUV compacto da Volks.

É preciso ter em mente que o paradigma do novo Gol será o novo Polo europeu — o que já lhe garantia dimensões um pouco mais generosas.

Na oitava geração, Ibiza é só hatch de cinco portas
Com a chegada do Ibiza 2018, pode-se ter uma ideia mais exata dos números: o comprimento (4,03 metros) quase não mudou em relação à quarta geração do espanhol, mas a largura cresceu em quase 9 cm, e o entre-eixos, em 9,5 cm, chegando a 2,56 metros. Esta é a medida crucial para determinar o espaço interno e o conforto na cabine — a Seat faz questão de anunciar que aumentou o espaço para as pernas e que os bancos foram alargados.

O Gol atual mede 3,9 metros e tem entre-eixos de 2,46 metros. Se o novo repetir as medidas do Ibiza, será um ganho e tanto.

O redimensionamento permitido pela plataforma A0 deu ao novo Ibiza mais 63 litros de capacidade de bagagem, chegando a bons (para um hatch) 355 litros. O Gol atual oferece 285 litros.

Projeção do novo Polo feita por estúdio alemão: tipo um Golf
MOTOR E CARA
Se é possível antecipar o tamanho do novo Gol a partir da ficha técnica do novo Ibiza, o estilo e a motorização devem continuar misteriosos por algum tempo. É muito provável que o 1.0 tricilíndrico TSI seja uma das opções sob o capô, já que se tornou o propulsor mais relevante da Volks brasileira, equipando atualmente o subcompacto up! e o hatch Golf — e está confirmado para o próprio Ibiza.

Mas as demais opções não estão claras, já que o carro espanhol usará um 1.5 a gasolina e terá versões a diesel. Nada disso chegará ao Brasil.

E o estilo? Bem, já faz alguns anos que a Seat fabrica os carros mais bonitos e arrojados do Grupo Volkswagen (incluídos os da Audi). No caso do novo Ibiza, conjunto óptico e grade frontal retilíneos, linhas duras e pontiagudas e rodas quase superdimensionadas são os traços mais marcantes. Mas não é nele que o novo Gol vai se inspirar: mais uma vez, será preciso olhar para o Polo europeu.

O Gol atual: o próximo será maior e mais moderno
CALENDÁRIO
Quanto às datas: o Ibiza é ano-modelo 2018 e deve chegar às lojas europeias perto do Salão de Frankfurt, no segundo semestre deste ano. O Polo europeu também será 2018, e também é esperado como atração para o evento alemão (mas deve aparecer na imprensa automotiva antes dele).

Quanto ao Gol, quem não quiser errar pode cravar que em 2018 ele já estará rodando pelo Brasil; os mais ousados podem até apostar que ele estreia no segundo semestre deste ano.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This