Anunciada em agosto de 2013 e com planos paralisados desde outubro de 2015 por causa da crise no setor, a fábrica da Honda em Itirapina/SP finalmente começa a operar a partir do ano que vem. A unidade terá capacidade para produzir 120 mil automóveis por ano, o mesmo que a atual fábrica da marca japonesa em Sumaré/SP. O primeiro modelo a sair da nova linha de montagem será o monovolume Fit.

Projeção da fábrica da Honda em Itirapina (2015)

Porém, a produção de automóveis não será somada entre as duas unidades, mas, sim, gradativamente transferida de Sumaré para Itirapina até 2021. Em comunicado, a Honda explica que “as perspectivas de crescimento permanecem abaixo do volume projetado anteriormente” e que “a fábrica de Itirapina possui um projeto mais moderno, consequentemente, mais eficiente e flexível do ponto de vista de produtividade”.

Em Sumaré, continuarão a fabricação de motores e componentes, incluindo fundição e usinagem, injeção plástica, ferramentaria, engenharia da qualidade, planejamento industrial e logística – todas estas, atividades que receberam investimentos recentes. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o centro de pesquisa e desenvolvimento de automóveis, a divisão de peças e o centro de treinamento técnico para concessionárias. Os funcionários da linha de produção atual serão transferidos para Itirapina. A cidade fica a 100 km de Sumaré e a 200 km da capital, São Paulo.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This