O segmento de picapes médias está acostumado a encerrar o ano com a Chevrolet S10 na liderança: são 20 anos seguidos de reinado. Porém, neste incomum 2016, a hegemonia do modelo pode estar chegando ao fim.

A nova Chevrolet S10 chegou ao mercado em maio

A S10 foi renovada recentemente e ganhou novas tecnologias, além de adotar a atual identidade visual da Chevrolet. Mesmo com todas as novidades, a S10 está perto perder a ponta: vendeu 15.676 unidades até agosto, contra 22.519 da Toyota Hilux, que também foi modernizada e está sendo oferecida na oitava geração.

Um dos fatores para a queda no volume de vendas da S10 é o fato de a Hillux ter sido renovada em novembro de 2015 e já ter começado 2016 com equipamentos que só chegaram à picape da Chevrolet em maio. Outro fator que pode ter pesado é a época em que houve a diminuição de estoques de cada uma, a qual sempre ocorre quando chega uma nova linha.

A oitava geração da Hilux está sendo vendida desde janeiro

É importante notar, porém, que o leque de opções para o consumidor aumentou — e roubou vendas das médias. Fiat Toro e Renault Oroch são picapes menores, a meio caminho de Fiat Strada/Volkswagen Saveiro e as médias, mas que “invadem” o segmento acima e atraem seus clientes devido ao porte interessante e por conseguirem transportar até uma tonelada (dependendo da versão). 

No caso da Toro, a influência de suas vendas no segmento das picapes médias é clara: foram 24.347 unidades emplacadas. Isso significa que uma picape que nem existia no começo do ano já é a mais vendida no Brasil, excluindo as derivadas de veículos de passeio (como as citadas Strada e Saveiro).

Com um portfólio que inclui versão com motor 2.0 a diesel com nove marchas e tração 4×4, a Toro tem basicamente a mesma proposta das médias, com algumas vantagens (a depender do que o cliente procura): praticidade no uso diário, por ser menor e ter tampa traseira com abertura lateral, e sensação reduzida de “chacoalhar” no banco de trás, já que a caçamba é mais curta.

A novata Toro emplacou excelentes 24.347 unidades este ano

Independentemente do cronograma dos modelos, a Hilux tem vendido mais que a S10 em diversos meses — como o de agosto, em que foram emplacadas 2.876 unidades da Toyota, ante 2.769 da Chevrolet.

Outras concorrentes também dificultam o 21º ano de liderança da S10: a Ford Ranger já vendeu 10.307 unidades este ano; a Mitsubishi L200, 6.215; e a Nissan Frontier, 2.602. Veja os números na galeria de fotos no alto desta reportagem.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This