Phaeton, sedã de luxo da VW na China, já foi aposentado

O Grupo Volkswagen apresentou na última quinta-feira (16) seu plano de reestruturação do conglomerado após a eclosão do escândalo da fraude das emissões dos motores a diesel, que pode render quase US$ 20 bi em multas e reparos à companhia. Nesta segunda-feira (20), o jornal alemão Handelsblatt afirmou que a nova estratégia, que desenha o futuro do grupo até 2025, pode custar a “vida” de mais de 30 modelos. 

Atualmente, o Grupo VW conta com cerca de 340 modelos dentre suas 12 marcas (incluindo todas as variações de carroceria e versões dos carros, motos e caminhões). De acordo com o periódico, a Volkswagen será a mais afetada pelo corte do grupo. A marca já perdeu o sedã luxuoso Phaeton (vendido somente na China) e pode não desenvolver uma nova geração do Fusca

Vendas em baixa, custos e dieselgate também podem custar a vida do Fusca

O corte, paradoxalmente, virá acompanhado de um forte programa de novos lançamentos do Grupo VW, que planeja ter em seu portfólio mais de 30 novos carros elétricos até o final da próxima década. A intenção da companhia é se transformar em líder de mobilidade sustentável (imagem oposta a que o dieselgate impôs ao grupo). Além dos novos produtos, o conglomerado também terá uma fábrica de baterias e uma plataforma modular para carros elétricos, a exemplo da bem sucedida MQB (que dá origem a modelos como VW Golf, Audi A3, entre outros).

DUCATI FICA
Você viu aqui no CARRO ONLINE que, assim como a aposentaria de vários modelos, o Grupo Volkswagen também estaria considerando vender algumas de suas marcas. As três que poderiam ser excluídas seriam a Ducati (motos), Scania e Man (caminhões). Contudo, se depender do CEO da Audi, ao menos a Ducati continuará nos planos do grupo.

Rupert Stadler disse com todas as letras que a “Ducati não está à venda”, lembrando que tanto ela quanto a Lamborghini (ambas sob a responsabilidade da Audi dentro do Grupo VW) “têm um futuro excelente”.  

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This