A Ford anunciou o lançamento do primeiro freio de mão eletrônico inspirado em ralis para equipar o novo Focus RS. Chamado “Ford Performance Drift Stick”, o inédito equipamento em veículo comercial foi aprovado por Ken Bock, astro da internet em pilotagem de aventura e alta performance.

Drift é um estilo de direção onde o carro faz as curvas de lado com derrapagem controlada das rodas traseiras. Pioneiro na indústria, o “Drift Stick” do Focus RS foi concebido pelo time de engenharia da Ford Performance e ganhou o apelido interno de “Wicked Stick”, algo parecido com “alavanca terrível”.  O equipamento será um acessório oferecido na América do Norte a partir de dezembro.

Como um freio de mão hidráulico exigiria grandes modificações no carro, que não poderiam ser revertidas facilmente, o “Drift Stick” foi desenvolvido com tecnologia inteiramente eletrônica. Quando o trabalho começou, um engenheiro notou muitas semelhanças na sua eletrônica com um item que a Ford já vende regularmente – a ferramenta de calibração profissional. Com a integração dessa tecnologia, basta conectar um cabo USB ao “Drift Stick” para extrair dados de diagnóstico e selecionar as calibrações de desempenho do Focus RS.

Segundo a Ford, esse design digital permite fácil instalação, sem furos e soldas, e conexão com o sistema de diagnóstico de bordo do carro. Como o modo Drift do Focus RS, o “Drift Stick” foi criado apenas para uso em pistas fechadas.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This