O Fiat Palio, com dois airbags frontais — itens obrigatórios no Brasil — recebeu apenas uma estrela, em cinco possíveis, na segurança do motorista em caso de acidente, e três na proteção aos ocupantes do banco traseiro.

Fiat Palio durante crash test do Latin NCAP
O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Latin NCAP, que recentemente adotou critérios mais rígidos na avaliação de segurança dos modelos. Em teste anterior, o Palio havia recebido quatro estrelas na proteção ao motorista, e as mesmas três para quem viaja atrás.

Mais do Latin NCAP:
Toyota Prius é 5 estrelas
Hyundai Creta é 4 e 3 estrelas
Honda Fit vai bem no teste

O modelo F0 da marca chinesa BYD, comercializado em alguns países da América Latina, também foi testado na nova fase do Latin NCAP. O carro zerou no quesito proteção ao motorista, e recebeu uma estrela na proteção aos ocupantes traseiros (que a entidade descreve como “crianças”).

Assista ao vídeo dos crash tests do Latin NCAP:

O resultado piorado do Palio é explicado pelas novas regras do Latin NCAP. Antes, os veículos eram submetidos apenas a uma colisão frontal contra obstáculo imóvel a 64 km/h. Agora há mais dois impactos, ambos laterais (um deles simula receber uma batida na porta lateral de um outro carro a 50 km/h), e uma avaliação da eficácia do controle de estabilidade. Se o modelo não possuir este equipamento, perde pontos.

O Peugeot 208 também foi punido pelas novas regras.

O Latin NCAP é a versão para América Latina e Caribe do programa de avaliação de carros novos. Pelo Brasil, participam o Cesvi (segurança viária) e a Proteste (defesa do consumidor). Os carros utilizados nos testes são comprados sem aval das montadoras.

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This