A vida do Honda Civic não está nada fácil no Brasil. Quando a nova geração chegar ao Brasil, em 2016, a montadora deverá dar um suspiro de alívio — pois seu sofrimento no segmento dos sedãs médios é intenso: em novembro, o Civic vendeu menos de 1/3 do que emplacou seu arquirrival Toyota Corolla, segundo dados da Fenabrave/Renavam.

Placar do mês: Corolla 5.694 x 1.756 Civic.

Honda Civic atualmente à venda ano Brasil
No acumulado de vendas este ano a situação do Honda também é crítica, mas a proporção da lavada é de um para dois: foram 29.160 unidades emplacadas, ante 60.917 do Corolla.

A nova geração do Civic é a décima (conheça todas aqui), e já foi apresentada nos Estados Unidos (veja na galeria no alto desta reportagem). Ela vai encerrar de vez a longa série de percalços que atrapalhou a nona geração, criticada duramente nos EUA desde o lançamento, em 2011, e submetida a um facelift quase imediato, e depois a mais um (no Brasil a repercussão foi menor, mas as vendas caíram).

O Corolla de hoje vai durar pelo menos até 2017 sem mudanças
O novo Civic, cujo visual é mais agressivo, bem próximo ao de um cupê (ele é mais fastback que o Focus Fastback, por exemplo), vai estrear na Honda do Brasil a lógica do downsizing de motores: terá uma unidade de 1,5 litro, com turbo. É uma evolução notável ante os motores 2.0 e 1.8 mais recentemente usados pelo sedã em nosso mercado (há também o 2.4 aspirado da versão Si). Em todo caso, para quem acha que nada supera a cilindrada, o novo Civic vai manter em linha o motor de 2 litros.

TEM MAIS GENTE
Visual mais esportivo, novo motor e ares de novidade: serão essas as armas do Civic para voltar ao glorioso biênio 2007/2008, quando vendeu (muito) mais que o Corolla, então em fase de troca de geração. O atual está à venda desde 2014 e só deve sofrer um facelift em 2017. Mas é bom lembrar que há novos players no segmento: o Nissan Sentra passou a ser um modelo desejado, o Focus voltou com bons apelos e, em 2016, o Chevrolet Cruze estréia sua segunda geração.

Décima geração do Civic: sedã virou quase um cupê

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This