Não passaram dois dias desde que a Fiat assumiu o nome Toro e liberou a primeira foto oficial (mas ainda “disfarçada”) da nova picape, e imagens muito mais reveladoras já caíram na internet. No início da madrugada desta sexta-feira (2), centenas de contas do Instagram espalhavam duas fotos do modelo, certamente dentro da fábrica de Goiana (PE). Um Jeep Renegade que aparece numa delas atesta a localização.

Dianteira da Fiat Toro: Cherokee iniciou o estilo
Possivelmente captadas por funcionários da unidade e logo vazadas em redes sociais, as imagens comprovam a ousadia da Fiat ao adotar na dianteira da Toro o estilo bruto e de pontos de luz espalhados, prenunciado pelo americano Cherokee e ensaiado pelos italianos 500L e X: são três seções no conjunto óptico, a mais alta delas muito estreita, e a intermediária bastante maior que as demais (a unidade da foto tem apenas nichos nas extremidades dos parachoques, onde devem ir luzes de neblina em certas versões).

Mas a maior revelação está na foto que mostra a Toro por trás. Já havia rumores de que a Fiat apostava alto numa solução criativa (e até agora misteriosa) para melhorar o acesso dos usuários à caçamba, operação trabalhosa nas picapes porque a tampa traseira baixada acrescenta pelo menos meio metro de distância até o objeto que se deseja alcançar.

Emblema da Fiat contém mecanismo que abre as folhas da tampa traseira
A sacada da Fiat foi bolar uma tampa bipartida cujas partes abrem para o lado, como se fossem as portas traseiras de um furgão. O mecanismo de abertura fica coberto pelo emblema da Fiat. As dobradiças superiores das folhas ficam acima das lanternas, que são fixas (as peças passam acima delas).

Assim, a operação de carga e descarga pode ser feita com o corpo junto ao limite da caçamba. A antiga picape City, da própria Fiat, montada sobre o pequeno 147, abria para o lado esquerdo, mas a peça era única. (Mesmo caso da americana Honda Ridgeline, picape monobloco americana que foi estudada pelos engenheiros da Fiat; a tampa pode abrir para baixo ou para o lado.)

A idéia da tampa da Toro é ser como a de um furgão, à la Fiorino
QUE VANTAGEM A TORO LEVA?
Estamos longe de saber como será a campanha publicitária da Toro, mas não há dúvida de que esse ponto será muito explorado, até porque será uma vantagem comparativa com a recém-lançada Renault Duster Oroch e, em rigor, todo o portfólio de picapes médias disponível no Brasil, de todas as marcas. Trata-se de um segmento conservador, em que qualquer novidade custuma fazer barulho.

CARRO ONLINE já publicou a lista de versões e de equipamentos da Toro. São três versões, Urban, Adrenaline e Country, totalizando sete variações devido às escolhas de motor, câmbio e tração. As opções de trem-de-força são 1.8 flex automático 4×2; 2.0 diesel manual ou automático 4×2; 2.0 diesel manual (seis) ou automático (nove marchas) 4×4.

Agora, juntamente com as fotos, publicamos também a lista de opcionais de cada uma das versões:

URBAN
Kit Style: rodas em liga leve aro 16 e pneus 215/65, faróis e lanterna traseira de neblina
Kit Uconnect: sistema Ucconect de tela 5 polegadas touchscreen com comando de voz, volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e Bluetooth
Kit Uconnect Nav: acrescenta navegador GPS
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico
Sensor de estacionamento traseiro
Bancos revestidos parcialmente em couro

ADRENALINE
Kit Uconnect Full: sistema Uconnect de tela 5 polegadas touchscreen com navegador GPS e câmera de ré
Kit High Tech: sensor de chuva, sensor crepuscular, espelho retrovisor interno eletrocrômico
Pack Safety: airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelhos para o motorista e sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Bancos revestidos parcialmente em couro
Teto solar elétrico

COUNTRY
Kit Style Full: rodas de liga leve aro 18 e pneus 225/55 com jogo de parafuso antifurto nas rodas
Kit High Tech Full: sistema de som Hi-Fi com subwoofer e faróis de lampada xênon
Pack Safety
Bancos revestidos parcialmente em couro
Teto solar elétrico

O lançamento da Fiat Toro, que a marca quer chamar de SUP (de sport utility pick-up), está previsto para fevereiro de 2016. E o exemplar das fotos parece ser produto de linha de montagem definitiva.

Foto oficial da Toro, tratada para ficar mais nítida

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This