A Volkswagen e a Ford anunciaram nesta terça-feira (19), em suas sedes na Alemanha e nos Estados Unidos, respectivamente, a assinatura de um Memorando de Entendimentos para a formação de uma aliança estratégica global entre as duas empresas. De acordo com o comunicado, as duas corporações estudam potenciais projetos em várias áreas, incluindo o desenvolvimento conjunto de uma linha de veículos comerciais. Não seria a primeira parceria do tipo: na década de 1990, as duas empresas criaram no Brasil a joint-venture Autolatina.

A potencial aliança, segundo a nota, não envolverá acordos acionários, incluindo participações proprietárias cruzadas. “É mais um exemplo de como podemos nos tornar mais ajustados como negócio, criando ao mesmo tempo um portfólio global de produtos vencedores e expandindo nossas capacidades”, afirma o presidente de Mercados Globais da Ford, Jim Farley.

“Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias”, declara o diretor de Estratégia do Grupo Volkswagen, Dr. Thomas Sedran.

Autolatina de volta?

A possível aliança entre Ford e Volkswagen não seria uma perceria inédita para os brasileiros. No fim da década de 1980 e início de 1990, as empresas formaram a joint-venture Autolatina no Brasil e Argentina. 

O compartilhamento de plataformas e motores entre as duas empresas gerou os Ford Royale e Versalles (feitos na base do VW Santana) e VW Apollo (Ford Verona), Logus e Pointer (Ford Escort de segunda geração).

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This