Audi amplia a oferta SUVs e lança modelo para quem valoriza a esportividade, mas não abre mão de ter um veículo mais alto e robusto

Chega ao Brasil a nova geração do veículo utilitário esportivo médio Audi SQ5. Para diferenciar do Q5 tradicional, o visual inclui para-choques esportivos, entradas de ar da linha S, difusor com grade tipo colmeia, lâminas duplas de alumínio, elementos no tom cinza fosco e o logotipo S distribuído em várias partes do modelo.

As luzes tanto dianteiras como traseiras são em Led, nos faróis, lanternas e iluminação interna, as quais podem mudar de acordo com o gosto dos ocupantes.

A parte lateral tem como destaque os retrovisores com capa de alumínio, frisos na cor da carroceria e a queda na parte traseira do teto, o que remete a um cupê, para reforçar o apelo esportivo. O para-choque traseiro traz um difusor de alumínio. As rodas são de liga leve 20 polegadas com pneus 255/45 R20.

Com interior requintado, traz itens exclusivos como o climatizador no porta-copos do console (aquece ou esfria o recipiente), bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, sistema de som 3D Bang & Olufsen com 755 W e 18 alto-falantes.

Carro esportivo precisa de motor potente e forte, e a Audi não economizou. Embaixo do capô está o 3.0 V6 TFSI turbo com potência máxima de 354 cv e 50,10 kgfm de torque disponíveis entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. Segundo a empresa acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Chega a velocidade máxima é de 250 km/h. 

Este motor, com injeção direta de combustível, utiliza um novo processo de combustão desenvolvido pela Audi. O sistema é baseado no chamado Ciclo B (evolução do ciclo Miller). Ele tem o Audi Valvelift System para otimizar a combustão, em conjunto com os novos injetores de combustível de alta pressão agora localizados no centro da câmera de combustão.

O turbo compressor, que substitui o compressor mecânico do motor anterior, tem fluxo de gases de escape separados e opera de acordo com o princípio twin-scroll (dutos de alimentação de gases de escape duplos). Os coletores de escape das duas bancadas de cilindros estão ligados diretamente na carcaça do turbo compressor. Essa tecnologia melhora as características do fluxo de ar, pois encurta o percurso e diminui oscilações e ainda aquece mais rápido o catalisador. Ele está localizado no centro do V 90° do motor igual ao do com o compressor mecânico.

É acoplado a um câmbio Tiptronic de oito velocidades com o modo Sport, e Audi drive select, o qual oferece as funções Auto, Efficiency ou Comfort. As suspensões dianteira e traseira são independentes de cinco braços e tração integral.

Entre os sistemas de assistência ao motorista figuram o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que inclui o traffic jam assist pode assumir a direção em congestionamentos. Já o active lane assist ajuda a manter o carro na faixa e o park assist que estaciona e tira o veículo da vaga.

Prazer ao acelerar

Em termos de ajuste, calibrações e ‘acerto fino’, o SQ5 está bem resolvido. Muito fácil de encontrar a posição ideal para dirigir. Banco confortável, painel de fácil visualização, são várias as opções para mostrar as informações e o motorista opta pela qual considerar melhor.

Comando de voz para trocar as estações de rádio funciona com perfeição, fácil de conectar o celular por Bluetooth. E a maior qualidade é mostrada ao utilizar o acelerador. Desenvolve velocidade rapidamente e de maneira constante.

Na situação de trânsito carregado é confortável, com ótimo isolamento acústico. E ao entrar na rodovia é possível sentir o que o motor proporciona.

Para atingir os 120 km/h não exige esforço, basta uma leve pressão no pedal direito. Só é necessário ficar atento ao limite da via para evitar as desconfortáveis multas.

Não é um SUV só para os afazeres do dia a dia. Quem tem necessidade de um carro urbano com atributos e pegada de esportivo vai gostar.

Na Revista Carro de março o teste completo do SQ5 com as avaliações de aceleração, consumo, frenagem e projeções de mercado.

Preços e opcionais

A Audi oferece o SQ5 com preço sugerido de R$ 397.990. Figura como opcional o pacote Audi Side Assist que inclui o Exit warning assist, Assistente de Tráfego Reverso e câmera 360° ao custo de R$ 12.000.

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