Carros-conceito são um marco na criatividade para os fabricantes automotivos. E a MINI possui um histórico de protótipos que acabaram servindo apenas de experimento para futuros modelos lançamentos. Confira abaixo uma seleção dos conceitos:

MINI ACV 30

O ACV foi apresentado ao mundo em janeiro de 1997 durante o Rali de Monte Carlo. Considerado pela empresa o carro que deu origem ao MINI Cooper atual, o pequeno tinha apenas dois lugares e volante posicionado à direita. Seu motor central de 1.8 litro era composto por 4 cilindros.

MINI XXL

O veículo com seis metros de comprimento foi criado exclusivamente para promover a marca nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Suas seis rodas e uma banheira de hidromassagem na parte traseira davam um toque único a versão. Por dentro, a cabine mais parecia uma limusine, com TV, DVD, frigobar, espelhos, além de um telefone para se comunicar com o motorista.

MINI Frankfurt / Tokyo / Detroit / Genebra

A série de quatro carros-conceito foi uma edição especial para os principais salões automotivos do planeta ao longo de dois anos. Cada versão trazia características específicas, que evidenciavam as cidades onde eles foram revelados. As quatro variações do mesmo conceito funcionaram como uma prévia para o MINI Clubman, que seria criado em 2007. No protótipo revelado no Salão de Frankfurt, por exemplo, o objetivo foi mostrar elegância. No Salão de Tóquio, destacou-se as origens britânicas da marca. Já o conceito mostrado no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, ressaltou os esportes de inverno. E por último no Salão de Genebra, o modelo prestou tributo às vitórias da empresa, principalmente  as que foram conquistadas no Rali de Monte Carlo, nos anos 1960.

MINI Crossover Concept

O modelo off-road da marca foi apresentado no Salão de Paris em 2008. A marca buscou uma linha inusitada de ligação com o número 4, já que o protótipo tinha quatro portas e tração integral, além de ser o primeiro da empresa a ter mais de 4 metros de comprimento. Por dentro, chamava a atenção o MINI Center Rail, um console central deslizante sobre trilhos, e o MINI Center Globe, uma grande esfera de vidro instalada no centro do painel capaz de exibir informações de navegação e filmes em 3D por meio de projeções a laser.

MINI Roadster Concept e MINI Coupé Concept

Apelidados de Gêmeos de Oxford, as versões Coupé e Roadster estrearam no Salão de Frankfurt de 2009. Ambos serviram de base para modelos produzidos entre 2011 e 2015. Além dos elementos de design típicos da marca, como os faróis arredondados e a ampla grade dianteira, os dois veículos tinham dois lugares, caixas de roda alargadas, linha de cintura elevada e para-brisa mais inclinado. Por compartilharem a mesma arquitetura, as dimensões eram as mesmas em ambos: 3,71 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,35 m de altura, com capacidade do porta-malas de 250 litros. O motor também era o mesmo para os dois: um 1.6 l, de quatro cilindros, a gasolina, turbo, usado pelo MINI John Cooper Works, mas que no Coupé entregava 211 cv, 36 cv a mais que no Roadster.

Roadster Concept

Coupé Concept

 

Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This