Os primeiros rumores não foram nada animadores, e diziam apenas que a Porsche iria equipar o seu roadster Boxster com um motor de quatro cilindros. Essa configuração pode ser boa para modelos como VW Golf ou Audi A3, que foram projetados para usar esse tipo de motor, mas para o Boxster…

Em seguida, porém, veio a mensagem redentora: o novo 4-cilindros turbo não seria incorporado à então versão atual do carro, e sim a uma futura, reestilizada. Isso deu mais tempo para os fãs da marca se acostumarem com a ideia de um motor com dois cilindros a menos equipando o roadster. 

Capota do Porsche 718 Boxster S é de tecido com acionamento elétrico

Só que, na realidade, os aficionados não tinham motivos para se preocupar. A Porsche conhece seus fãs e os técnicos sabem equilibrar emoção e razão na hora de desenvolver um novo produto. Além disso, não se pode esquecer que a fabricante  tem tradição com motores boxer de quatro cilindros, basta lembrar que a nova denominação da gama Boxster/Cayman faz referência ao modelo 718 de 1957, que possuía motor 4-cilindros.

Como o modelo anterior, o novo 718 Boxster possui duas versões: a de entrada, com 300 cv gerados pelo 2.0, e a S, com 350 cv e motor de 2.5 litros. Esses propulsores possuem componentes em comum com o seis cilindros do 911 Carrera, já que foram desenvolvidos simultaneamente. A versão mais potente ainda conta com turbo de geometria variável (TGV), recurso até então reservado apenas aos 911 Turbo. Detalhe: só a Porsche utiliza esse tipo de turbocompressor em motores a gasolina. 

Até agora, o Boxster não se tornara famoso apenas por seu comportamento dinâmico exemplar, proporcionado pelo ótimo equilíbrio do motor central. Boa parte de seu fascínio vinha do ronco inebriante do motor de seis cilindros. E agora? 

Traseira do 718 existe lanternas de LED translúcidas com máscara negra

Bem, os engenheiros da Porsche conseguiram fazer o que parecia impossível, e o motor do 718 Boxster não lembra nada um 4-cilindros convencional. A “afinação” do escapamento do roadster, aliás, exigiu muito trabalho, como revelou o engenheiro Thomas Wasserbäch: “o carro não poderia ter um ronco que lembrasse o de um VW Fusca, por exemplo, sob nenhuma hipótese”, explicou. O resultado agrada, mas, mesmo assim, não se compara ao de um seis cilindros. 

Em compensação, ele tem o comportamento de um Porsche. Graças à direção extremamente ágil e à suspensão afinada – além do já mencionado equilíbrio –, o 718 Boxster se sai muito bem nas curvas, mostrando-se muito controlável, mesmo nas mais fechadas. Ao menos enquanto o motorista não se empolga além da conta. Mas, caso isso ocorra, o conversível conta com o auxílio da eletrônica, que intervém na medida certa, evitando acidentes, mas sem prejudicar o prazer de dirigir.

Antes que alguém pergunte, já explicamos: não se percebe o temido efeito turbo lag. A faixa ideal de trabalho do 718 Boxster S vai de 1.900 rpm a 4.500 rpm, mas, mesmo além disso, o motor segue respondendo muito bem. Desempenha papel importante para isso o câmbio robotizado de dupla embreagem de sete marchas (opcional), que permite explorar a contento os 350 cv do motor 2.5. De acordo com a fabricante, o 718 Boxster S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4s4 e atinge 285 km/h.

Grandes entradas de ar na parte inferior são destaque do 718

O melhor é que o modelo de dois lugares não é apenas esportivo. Com 42,8 mkgf disponíveis já abaixo de 2.000 rpm, ele também aceita uma condução tranquila sem qualquer problema. A suspensão é sensível às imperfeições do piso, mas não chega a ser desconfortável.

Já a cabine quase não foi modificada, e isso não é ruim, assim como a capota de acionamento elétrico, que demora apenas 10s para ser acionada. Uma boa novidade é a central multimídia, que permite espelhar celulares (apenas Apple). 

Resumindo, o novo 718 Boxster agrada, contrariando quem imaginava que a adoção de um motor menor – e mais eficiente – poderia prejudicar o desempenho do veículo. E o melhor é que isso também vale para a versão de entrada. Mas esse é um tema para outra edição.

Dados de fábrica do Porsche 718 Boxster S

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