Surgiram as primeiras fotos da nova geração do Chevrolet Cruze, que deve ser apresentada nos Estados Unidos até dezembro como ano-modelo 2016. O visual do sedã (o hatch ainda não foi visto) passou por uma reforma significativa, alinhando-se mais claramente ao Malibu e ao Impala, os três-volumes que ocupam os degraus acima dele na gama americana da marca.

Visual dianteiro do sedã da Chevrolet ficou mais afilado
O que chama a atenção nos flagrantes (aliás, nem parece que houve grande esforço para esconder o caro), no entanto, é como o novo Cruze ficou parecido com o elétrico Volt, cuja nova geração foi apresentada recentemente e já tem preço definido nos EUA.

É até natural que isso aconteça: os dois carros dividem a plataforma global compacta D2XX e ocupam o mesmo segmento em seu país de origem (compactos; no Brasil, médios). Mesmo assim, a semelhança das dianteiras impressiona, ressalvando que, como o Volt precisa de menos refrigeração a ar, as seções da grade dianteira são mais fechadas. Mas o desenho é o mesmo.

Traseira do sedã ganhou lanternas mais harmoniosas
Como o Volt tem o terceiro volume mais curto, à moda dos cupês, é razoável supor que o novo Cruze hatch poderá buscar alguns elementos no “irmão” elétrico, como as lanternas traseiras. Na foto abaixo, veja comparação entre os dois modelos, fotografados de perfil.
 

O de cima é o Volt, o de baixo é o Cruze: parentesco óbvio
A mídia americana ainda fala de aspectos técnico do novo Cruze no condicional. No entanto, a adoção de um motor turbo de 1,5 litro pelo sedã é bastante provável; trata-se de um propulsor que estreou no renovado Malibu. Atualmente, o Cruze americano é oferecido com motores que vão de 1,4 litro (turbo) a 2 litros (turbodiesel), passando pelo 1,8 litro Ecotec a gasolina adaptado ao carro brasileiro (que é flex).

Ao Brasil, o novo Cruze só deve chegar em algum momento de 2016. A renovação visual dele, típica de meio de geração, ainda é muito recente: aconteceu no ano passado. Hoje o modelo é o 4º mais vendido entre os sedãs médios (abril/2015), e parte de R$ 74.190.

O fato é que o sedã best-seller da Chevrolet americana ficou muito mais bonito. As fotos desta reportagem foram reproduzidas do site AutoGuide.

Share This