McLaren M23, responsável pelo primeiro título mundial de F1 para a equipe

A McLaren completa 40 anos do seu primeiro título de Fórmula 1 e será homenageada no Festival da Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Em 1974 a equipe conseguiu o feito com um dos carros pilotados pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria, que à época comandava o M23 vermelho e branco. 

Junto com ele, foram vencedores Niki Lauda, James Hunt, Alain Prost, Mika Häkkinen, Lewis Hamilton e Ayrton Senna. O representante da equipe no Festival será Jenson Button e os carros do terceiro título de Niki Lauda, o MP4/2 de 1984 e o de 2011, MP4-26.

Emerson dará três voltas de demonstração no dia 6 de julho, em Silverstone, para comemorar a 50º edição do GP. “A McLaren significa muito para mim. Ganhamos o campeonato na primeira tentativa. Lembro-me como se fosse hoje da minha vitória no Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone no M23. Foi a primeira vez que o início de um Grand Prix utilizou um sistema luzes. A corrida foi muito disputada e graças a uma chuva típica de verão inglês me ajudou a ganhar a corrida. Eu vi as nuvens e usei meu conhecimento local para utilizar pneus de chuva mais cedo. Esta foi a minha última vitória na Fórmula 1, no mesmo circuito onde eu dirigi um F1 pela primeira vez. Silverstone é muito especial para mim”, conta o bicampeão Emerson Fittipaldi.

Share This