A Audi apresentou nesta segunda-feira (29) a nova geração do sedã mais vendido da marca. Se por fora as mudanças parecem mais as de um facelift do que as de um carro totalmente renovado, o interior e o nível de tecnologia embarcada justificam o investimento no novo A4. Entre os destaques estão a adoção da nova geração de motores TFSI e o cockpit virtual herdado do esportivo TT.

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Audi A4 chega a sua quinta geração

À primeira vista, o novo A4 não surpreende. Um olhar menos atento o confundiria facilmente com o modelo descontinuado. São detalhes como a nova assinatura dos LEDs diurnos, pára-choque redesenhado e novo formato das lanternas que indicam a transição de gerações. O que é mais perceptível é a nova dimensão do sedã, nitidamente maior: são 4,73 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,43 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.

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Ainda sobre suas dimensões, o que não está ao alcance dos olhos é a dieta estrutural que ele sofreu. Segundo a fabricante, foram até 120 kg reduzidos para esta geração (dependendo do motor), graças à adoção de materiais leves na construção, como alumínio (presente tanto no chassi, como nas suspensões e no motor) e aços de alta e ultra-resistências.

Por dentro, tudo é novidade no A4. A começar pelo design da cabine, inaugurado no novo Q7, com linhas mais suaves e horizontais, aumentando a sensação de espaço do habitáculo. Entre os materiais utilizados para o revestimento está um aplique que remete à madeira, dependendo da versão. De série, está o cockpit virtual da Audi, que fez sua estreia no novo TT. A tela digital de 12,3’’ atrás do volante substitui o quadro de instrumentos convencional e oferece um sistema amplamente configurável para comandar o veículo, incluindo o navegador.

Diferentemente do esportivo, no entanto, o A4 também oferece a nova geração da central multimídia MMI, com uma tela de 8,3’’ retrátil, compatível com os sistemas CarPlay da Apple e Android Auto, do Google para facilitar a conectividade com smartphones. A central também poderá gerar um hotspot wifi via 4G. Outros destaque de tecnologia é a possibilidade de carregar o celular sem fio (por indução) e o novo sistema de áudio opcional da Bang&Olufsen  com som surround 3D de 755 Watts, composto por 19 alto-falantes.

Mudanças externas foram sutis, limitando-se aos faróis e parachoques

O novo A4 terá em sua gama sete opções de motor: três a gasolina TFSI e quatro turbodiesel. As potências variam de 150 a 272 cv. Na gama TFSI, estarão tanto os motores 1.4 quanto 2.0. Segundo a Audi, o bloco 2.0 está 21% mais econômico que o predecessor 1.8, devido a novas tecnologias de combustão. Ele promete rodar até 20 km/l. Além de estar mais econômica, a família de motores TFSI está com desempenho 25% melhor, de acordo com a fabricante.

Para compor o trem de força, as transmissões podem ser manual de seis marchas (só para o exterior), dupla-embreagem de sete velocidades ou automática de oito. Em nome de mais eficiência, o A4 agora possui a tecnologia de desacoplar a transmissão em determinadas situações em que não há pressão no acelerador, para economizar ainda mais combustível.

Os recursos de segurança e condução autônoma do A4 também evoluíram. Para esta geração, ele conta com piloto automático adaptativo com função para tráfego pesado que para o carro totalmente e retoma o curso sozinho, à medida que o trânsito flui e assistente de manutenção à faixa. Sensores e câmeras mapeiam os arredores do carro, com alerta para pontos-cegos, alerta para tráfego traseiro e freio de emergência anti-colisão (traseiro e frontal). 

O novo Audi A4 começa a chegar nas concessionárias da marca ao redor do mundo até o final deste ano.

Por dentro, no entanto, toda a cabine foi reformulada

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