Texto: Gustavo de Sá
Fabricado no Brasil, Caoa Chery Tiggo 5X é o segundo de quatro utilitários esportivos prometidos pela marca até o fim deste ano
O Tiggo 2 foi o primeiro modelo lançado após a parceria entre Caoa e Chery ser oficializada. Porém, apesar de ser considerado um SUV, ele deriva do antigo hatch Celer e traz motor 1.5 aspirado que não empolga em desempenho. Dessa forma, a verdadeira ofensiva de utilitários esportivos da fabricante começa com o lançamento do Tiggo 5X, com plataforma inédita, motor turbo e porte de Honda HR-V – em 2019, a marca irá comercializar ainda o Tiggo 7 e Tiggo 8.
É impossível não admitir que o visual do 5X é original. Ele traz faróis com formato irregular e para-choques com nichos de faróis de neblina destacados. Na traseira, as lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas e são interligadas por um friso cromado. O Tiggo 5X mede 4.338 mm de comprimento, 1.830 mm de largura e 1.645 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.630 mm.
Na cabine, o acabamento é correto e mistura materiais de diferentes texturas, inclusive com o excesso de cromado tradicional nas marcas de origem chinesa. O quadro de instrumentos traz velocímetro e conta-giros analógicos nas extremidades, com uma tela digital no centro para informações do computador de bordo. O porta-malas possui 340 litros de capacidade.
O ar-condicionado possui comandos manuais, mas pode ser ajustado por meio da central multimídia. Por falar nela, o visor de 9 polegadas é compatível com os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. São duas versões: T (R$ 86.990) e TXS (R$ 96.990).
Desde a de entrada, o Tiggo 5X vem de série com controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, faróis com luzes de rodagem diurna em LED, retrovisores rebatíveis eletricamente, rodas de 17 polegadas, luz traseira de neblina, central multimídia com tela tátil de 9 polegadas, chave presencial, botão de partida, câmera de ré, sensores de estacionamento, monitoramento da pressão e temperatura dos pneus.
A topo de linha acrescenta airbags laterais e de cortina, teto panorâmico (fixo), rodas de 18 polegadas, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, faróis de neblina e luzes de cortesia na base das portas que iluminam o chão ao entrar.
Motor turbo
O Tiggo 5X traz o mesmo motor 1.5 turbo flex do Arrizo 5, mas com ligeiro ganho em torque máximo, de 21,4 kgfm entre 1.750 e 4.000 rpm (ante 19,4 kgfm no sedã). A potência é a mesma: 150 cv a 5.500 rpm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
No console central, uma tecla permite alternar entre os modos de condução E (econômico) e S (esportivo). Nossa experiência ao volante do Tiggo 5X ficou restrita às dependências da fábrica onde o SUV é fabricado, em Anápolis (GO), em um percurso inferior a três quilômetros. Na rápida avaliação, o câmbio de dupla embreagem mostrou agilidade nas mudanças. Porém, há certo retardo nas respostas do motor ao pressionar o acelerador até o fim, efeito causado não somente pelo turbo lag, mas por uma aparente calibração conservadora do pedal direito.
Com a linha de SUVs (Tiggo 2, 5X, 7 e 8) e sedã (Arrizo 5) completa até o final de 2019, a expectativa da Caoa Chery é fechar o ano com 38 mil carros vendidos – quase quatro vezes o volume de 2018.
NÃO COSIGO CONFIAR NESSE CARRINHO…..
Ótimo carro. Ótimo custo benefício. Estou no terceiro Tiggo. Atualmente tenho o 5X.
A Caoa não terá dificuldade em posicionar o Tiggo 5x no mercado. O carro tem muita qualidade. É bem resolvido é interessante. Vai vender bem.
Creio que o fabricante não vai querer esta atribuição “contiggo”
Tenho um Tracker LTZ 1, que significa o TOP da Linha, ano 2017, com 15000km, semi novíssimo, me arriscaria fazer uma troca pelo TIGGO 5 X, porém moro em Vitória, e aqui não temos concessionária, nesta situação serei Eu o divulgador da Marca e do Veículo aqui, quero saber as vantagens que Eu obteria com está minha proposta.
Não tenho boa imagem dos carros chineses tive uma péssima experiência com outra marca vai ser difícil da Caoa convencer o consumidor.
vai ter apenas 3 anos de garantia kkkk vai andar em um carro feio e ainda vai ter uma desvalorização de 30% ótima escolha Marcos
Ja vi o carro e como sou cliente da Citroen e eu tenho um Air Cross vou trocar por um cactus.