Os "selfies" ao volante podem resultar em acidentes graves

Com o intuito de desenvolver novas formas de conexão segura a bordo de seus carros, a Ford realizou uma pesquisa na Europa a fim de descobrir os hábitos dos jovens motoristas com relação ao uso de telefones celulares. E um dos dados revelados é que um em cada quatro condutores jovens naquele mercado confirmou que já fez um auto-retrato com o celular (os populares “selfies”) enquanto dirigia.

“Para muitos jovens, essa prática já se tornou parte do cotidiano, mas é a última coisa que se deve fazer ao volante”, explica Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford. “É preocupante que tantos jovens admitam tirar fotos ao dirigir. Vamos fazer todo o possível para educá-los sobre esse perigo”, afirmou.

Para piorar, a pesquisa também mostrou que um entre cada quatro motorista acessou alguma rede social enquanto dirigia. O levantamento foi feito com 7.000 condutores e demais usuários de smartphones com idade entre 18 e 14 anos. Os jovens do sexo masculino se mostraram mais propensos a ignorar os riscos, embora quase todos os pesquisados tenham reconhecido que a utilização do celular ao volante sem um sistema de mãos livres é perigosa.

De acordo com outro estudo feito pela Ford, fazer um “selfie” enquanto dirige pode distrair o motorista durante 14 segundos. Já conferir as mídias sociais demora 20 segundos, em média. Nesse intervalo, um carro a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol. Já segundo um estudo do NHTSA (órgão que cuida da segurança nas estradas nos Estados Unidos), arrumar o cabelo usando o retrovisor pode distrair o motorista por 4 segundos, enquanto digitar no celular desvia a atenção do condutor durante 7 segundos, em média.

Para mostrar as consequências de se fazer um “selfie” ao volante na prática, a Ford vai promover um treinamento para jovens motoristas na Europa. “Os estudantes podem se mostrar um pouco indiferentes no começo do prgrama, mas quando veem os cones danificados após tentarem fazer um ‘selfie’ entendem a mensagem de modo muito eficaz”, conta Jim Graham.  

Outro levantamento realizado pela Ford no ano passado revelou que a maioria havia dirigido acima do limite de velocidade, que quase a metade dos entrevistados comeu ou bebeu ao volante e que 40% utilizou o celular ao dirigir. Acidentes com veículos são a principal causa de morte de jovens motoristas na Europa, o que levou a Ford a criar o programa educativo. Confira um vídeo da campanha abaixo.

 

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