Califórnia cria código de trânsito para test drive de veículos autônomos

Você já conferiu aqui no CARRO ONLINE os últimos esforços da indústria automotiva e de tecnologia para o desenvolvimento de carros que não precisam de motoristas para se locomover. Empresas como a Volvo e a Google protagonizam os exemplos mais avançados nesse sentido. De olho na expansão deste tipo de automóvel, o estado americano da Califórnia, nos EUA, regulamentou os testes de veículos autônomos nas vias públicas. A legislação específica foi promulgada neste final de semana (25) pelo Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV, pela sigla em inglês), conforme noticiou o site Autoblog

Além de assegurar todas as outras regras aplicadas aos automóveis convencionais, o código de trânsito dos carros autônomos restringe o test drive dos modelos a ser realizado apenas por empregados das fabricantes responsáveis ou motoristas devidamente registrados junto ao DMV da Califórnia. No ato do registro, o condutor precisa comprovar sua compreensão acerca da tecnologia autônoma e passar por um treinamento de direção defensiva. As fabricantes poderão registrar 10 veículos e 20 condutores por US$ 150, com direto a um ano de renovação. 

Os motoristas também deverão estar aptos a assumir o controle manual do carro a qualquer momento, caso necessário. Ou seja, por mais tentador que possa parecer, não será permitido ao condutor ler ou dormir enquanto estiver no banco principal do carro. As fabricantes ainda devem garantir até US$ 5 milhões de seguro, caso o veículo seja responsável por algum acidente com vítimas fatais ou não além de danos à propriedades. 

Share This