Cadeirinhas de crianças vão mal em avaliação da Global NCAP

A Proteste Associação de Consumidores divulgou nesta terça-feira (25) os resultados dos testes de qualidade das cadeirinhas para transporte de crianças nos automóveis. O trabalho, realizado pela Global NCAP, avaliou 13 modelos de cadeirinhas (sendo dez vendidos no Brasil), preparadas para crianças de 0 a 36 kg. Nenhuma delas obteve mais de três de estrelas na classificação de segurança, cuja nota máxima são cinco estrelas. 

A exemplo do que ocorre nos crash tests que avaliam a segurança passiva dos carros, as cadeirinhas são colocadas à prova em simulações de colisão frontal e lateral e os impactos são medidos em um boneco que representa crianças de diferentes pesos. Os modelos para crianças com até 13 kg avaliados foram: Burigotto Touring SE 3030; Lenox Casulo; Galzerano Coccon Infinity; Baby Style Cadeira 7000; Bebe Confort Axiss; Chicco Xpace; Galzerano Orion Master; Baby Style 333; Chicco Eletta e Nania Cosmo SP Ferrari.

No teste de colisão frontal, o modelo Galzerano Orion Master quebrou na parte traseira, próximo ao cinto de segurança da cadeirinha. No Baby Style Cadeira 7000 e Chicco Xpace, também houve grande deslocamento do boneco usado nos testes. A cadeira Baby Style 333 teve a presilha lateral rompida e, com isso, a cadeirinha se desestabilizou completamente, jogando o boneco para todos os lados, quase fazendo-o dar uma cambalhota. Houve grande deslocamento da cadeirinha Chicco Eletta e, por consequência, do boneco. O mesmo ocorreu com o modelo Nania Cosmo SP Ferrari.

Os resultados foram ainda piores no teste de colisão lateral, que não é exigido pelo Inmetro na análise para certificar as cadeirinhas vendidas no Brasil. Na Burigotto Touring SE 3030 e Lenox Casulo, ocorreu um forte contato da cabeça com a lateral da porta. Os demais modelos foram considerados ruins. O único modelo com segurança lateral adequada foi o Bebe Confort Axiss, oferecendo boa proteção da cabeça, não permitindo o contato com a porta do veículo. 

Para aumentar a segurança da criança em caso de colisão lateral, recomenda-se que a cadeirinha seja instalada na parte central do banco traseiro, caso o carro tenha cinto de três pontos nessa posição. O cinto abdominal não prende a cadeirinha com firmeza.

O nível de complexidade de instalação das cadeirinhas de crianças foi outro quesito avaliado pela Global NCAP. Nesse item, o pior resultado ficou com a Baby Style 333. Foi difícil passar o cinto de segurança pelos caminhos e ajustá-lo depois. Também houve problemas para entender como preparar a cadeirinha em caso de conversão de grupo 0+ (até 1 ano e com até 13 quilos), para o grupo 1 (1 a 4 anos e 9 a 18 quilos). As mais fáceis de instalar foram a Burigotto Touring SE 3030, Lenox Casulo, Baby Style Cadeira 7000, Bebe Confort Axiss, Chicco Xpace, Chicco Eletta e Nania Cosmo SP Ferrari.

Um aspecto importante para se atentar é o cinto de segurança, que não deve dobrar, deixando a criança mal fixada. Aquelas que se aproximam do peso e tamanho próximos aos limites especificados pelos equipamentos terão mais dificuldades para serem colocadas, exigindo mais força para prendê-las, o que pode apertá-las. Isso ocorreu com a Baby Style Cadeira 7000 e Galzerano Orion Master.

No Brasil, o uso de cadeirinhas para transporte de crianças com até sete anos e meio é obrigatório. O descumprimento da lei acarreta é considerado infração gravíssima, passível de multa. 

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