A BMW apresentou nesta quinta-feira (2) seus primeiros protótipos de carros movidos a célula de hidrogênio. Tratam-se de um conceito derivado do esportivo híbrido i8 e uma versão do Série 5 GT.

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Protótipo derivado do i8, movido a hidrogênio

A companhia bávara trabalha em conjunto com a Toyota numa parceira em que os japoneses compartilham suas tecnologias de células de combustível a hidrogênio e a BMW fornece sua arquitetura para esportivos. Os primeiros resultados são estes que você vê na galeria acima.

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CARROS MOVIDOS A HIDROGÊNIO
A BMW espera que possa trazer até 2020 ao mercado veículos movidos a energias renováveis, com baixa ou nenhuma emissão de poluentes e que ofereçam autonomia favorável para o investimento. Os protótipos mostrados nesta quinta-feira se aproximam desta realidade. Ambos têm trem de força composto por um motor que transforma a energia química da separação do gás hidrogênio por eletrólise em eletricidade para alimentar a bateria de alta voltagem.

Série 5 GT também foi cobaia da tecnologia

Embora não tenha divulgado detalhes sobre o modelo derivado do i8, no caso do Série 5 GT, o motor alternativo produz 245 cv de potência. O veículo contém um compartimento instalado entre os dois eixos para armazenar hidrogênio gasoso em baixas temperaturas e pressão de 350 bar. Segundo a fabricante, o Série 5 GT tem alcance de 500 km, sendo que são necessários apenas cinco minutos para “completar o tanque”.

Segundo a BMW, abastecer o Série 5 GT leva cinco minutos

Os dois projetos ainda estão em fase experimental, portanto não há nenhuma previsão para produzir tais modelos com esta tecnologia.

TOYOTA MIRAI
O mais perto que a indústria chegou de seu futuro está resumido no Mirai. O sedã é primeiro e único carro movido a células de hidrogênio a ter escala de produção comercial. O CARRO ONLINE já conferiu como é a vida a bordo e guiando o modelo na Europa

Toyota Mirai

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