Motor TDI da Audi

A Audi divulgou nesta quinta-feira (19) o Audi RS 5 TDI Concept. O modelo é equipado com um novo motor 3.0 TDI (turbo diesel), cujo maior atrativo é o sistema de sobrealimentação. Ao invés de utilizar um turbo convencional, que utiliza os gases do escape para movimentar rotores que pressurizarão o ar da admissão, a novidade dispensa o fluxo do escapamento e utiliza somente um motor elétrico para pressurizar os gases da admissão. A novidade, segundo a marca, gera nada menos que 385 cavalos de potência e 76,4 mkgf de torque entre 1.250 e 2.000 rpm.

Em função do alto rendimento do propulsor, o cupê é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em nada menos que 4s0, de 0 a 200 km/h em menos de 16 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h. E o modelo ainda realiza consumo médio de 18,8 km/l e emite 140 g/km de gás carbônico.

Um dos principais desafios para permitir com que a “turbina elétrica” funcione com eficiência, segundo a Audi, foi desenvolver um sistema elétrico que permita com que o componente atinja o número de rotações adequadas. Para isso, em paralelo com o sistema elétrico de 12 Volts comum a de outros automóveis, a marca implementou o cupê com um novo sistema de 48 Volts.  

Share This