Janeiro foi bom, mas as vendas irão se manter em ano de Copa?

Janeiro também foi quente nas vendas de veículos no Brasil. Se em 2013 houve um “empate técnico” nos licenciamentos em relação ao ano anterior, o primeiro mês de 2014 dá sinais de otimismo para o setor. Foi o melhor janeiro da história, com 312.600 unidades vendidas, segundo revelou hoje (6) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Esse número representa um pequeno aumento de 0,4% sobre janeiro do ano passado (311.500 veículos). Em contrapartida, houve uma queda de 11,7% se comparado a dezembro passado (353.800). “Os resultados seriam ainda melhores se houvesse a liberação dos financiamentos mais no inicio do mês”, afirma Luiz Moan, presidente da Anfavea.

Apesar do ânimo que esse desempenho traz, a evolução nas vendas não deve ser comemorada tão cedo. Afinal, há uma expectativa de que o excesso de feriados no primeiro semestre, aliado aos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo (quando também serão feriados), deixará o cenário em compaso de espera. 

Se janeiro foi bom em vendas domésticas, as exportações percorreram o caminho inverso. Elas retraíram 28,9%: foram 25.800 unidades comercializadas contra 36.200 do mesmo mês de 2013.

Share This