Apneia do sono pode deixar motorista seis vezes mais suscetível a acidentes

O jornal britânico Daily Mail divulgou uma matéria muito interessante sobre os riscos que a apneia do sono pode trazer aos motoristas. Segundo a publicação, cerca de 1,4 milhão de condutores do Reino Unido estão no grupo de risco por sofrerem do distúrbio.

A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono é uma desordem caracterizada pelo bloqueio temporário das vias respiratórias durante o sono, que inibe a passagem de ar por alguns segundos, obrigado a pessoa a despertar subitamente diversas vezes durante a noite, mas sem ter consciência disso no dia seguinte. Uma das consequências deste fenômeno é o estado de sonolência durante o dia ou cansaço exacerbado, o que pode levar o motorista a estar mais suscetível a acidentes.

De acordo com a pesquisa levantada pela RAC (empresa que presta serviços automotivos na Inglaterra), um em cada cinco motoristas britânicos sofrem desta síndrome. Tais condutores têm seis vezes mais chances de se envolver em acidentes, aponta a RAC, devido a atenção reduzida ou até dormir ao volante. Ainda segundo a matéria, obesidade e sedentarismo são dois dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da apneia do sono.

Existem vários tratamentos simples para reverter o quadro da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. A dica mais importante é procurar uma clínica especializada em sono e realizar exames, a fim de diagnosticar ou não a desordem. 

Share This