Lançado em 17 de abril o Mustang fez sucesso após longo planejamento
Esta semana a Ford comemora os 60 anos de lançamento do seu carro mais irônico: o mustang. Este carro foi pensado para uma época em que muitos motoristas jovens demonstravam o anseio por modelos de apelo esportivo e preço acessível. E antes do grande evento de lançamento marcado para 17 de abril de 1964, houve uma longa preparação para que efetivamente este veículo pudesse ser lançado.
Uma ideia
A primeira plataforma era compartilhada com o carro de entrada da Ford na época, o Falcon, que foi lançado nos anos 1950 e a partir de 1963 estreou uma nova geração. O projeto do Mustang por Lee Iacocca, executivo da Ford que recebeu do próprio Henry Ford II a missão de fazer um carro esportivo e acessível às massas no início dos anos 1960.
Na época a GM liderava o mercado de veículos com acertos como o Impala e veículos com potencial como o Corvette. A Ford tinha o Thunderbird mas queria um veículo esportivo e mais barato de produzir.
Os primeiros estudos ficaram prontos já em 1962 que eram mostrados em conceitos como o Avanti e o Allegro, mas que tinham perfil muito europeu com linhas arredondadas que não agradaram os executivos. A ideia era que o Mustang parecesse maior do que era e as linhas quadradas começaram a ficar evidentes nos projetos feitos adiante.
No ano seguinte a Ford chegava à fórmula perfeita de um esportivo cupê e então o projeto foi aprovado em 1963. No final desse ano 15 unidades foram produzidas em Detroit e o carro saiu às ruas.
As 15 unidades rodavam dia e noite nos arredores de Detroit para validação final da engenharia. Muitos carros foram flagrados em Allen Park, cidade próxima a Dearbon, sede da empresa. Ali surgiram as primeiras matérias sobre o novo carro do qual já se especulava muito.
O Mustang teve a início da produção em pré série em janeiro de 1964 e a partir dali marketing e comunicação estabeleceram um cronograma para o lançamento. Assim como hoje, as revistas da época divulgavam informações sobre esse novo carro com informações plantadas pela própria Ford na mídia.
No início de março uma coletiva de imprensa foi convocada na sede da Ford em Dearborn, Michigan para que os jornalistas soubessem que em 09 de março a produção em série do Mustang havia começado. Era o chassi 5F08F100001 já como modelo de produção final e não pré-série. Antes de março, cerca de 200 unidades do Mustang sob o código “05C” foram produzidas para o ajuste de ferramental e detalhes de qualidade entre janeiro e fevereiro daquele.
Hoje se sabe que o Mustang mais antigo que existe é o de número 10211, um seis cilindros hard top registrado na Carolina do Norte.
A história de sucesso do Mustang começa justamente em 17 de abril mas um dia antes as concessionárias já começavam a ficar cheias de clientes que vinham reservar as primeiras unidaes.
O primeiro cliente a receber o Mustang foi Gail Wise, que pagou US$ 3.400 pela versão mais completa e conversível do Mustang e foi a primeira a receber o carro em uma concessionária de Chicago. Gail Wise tem o carro até hoje.
O sucesso do carro foi tão grande que só no primeiro dia de vendas 22.000 unidades foram encomendadas. A Ford apostava muito no Mustang mas não esperava tanto sucesso. Até o fim do ano 263 mil unidades haviam sido vendidas e o sucesso do Mustang se seguiu por várias gerações – mais ou menos bem sucedidas – mas que formaram uma legião de consumidores.
Em comemoração aos 60 anos do Mustang a Ford preparou um evento no Brasil realizado no último sábado com a presença do novo presidente Martin Galdeano e mais de 400 proprietários do esportivo. Os carros fizeram um desfile pelo Autódromo de Interlagos e os clientes e fãs puderam acelerar na pista o Mustang Mach 1 e também o Mustang Mach-E.