Mini Vision Urbanaut sala de estar sobre rodas

Elétrico e autônomo, protótipo Vision Urbanaut é um estudo sobre uso inteligente do espaço interno

 

 

 

A Mini revelou o protótipo físico do carro-conceito Vision Urbanaut, um monovolume com direção autônoma e propulsão 100% elétrica. Construído de dentro para fora, não é exagero dizer que Mini Urbanaut é uma ‘sala de estar sobre rodas’.

O Vision Urbanaut pouco se assemelha a qualquer modelo atual ou clássico da marca. O objetivo da Mini foi apenas interpretar uma visão de uso inteligente do espaço interno junto ao departamento de Design – é improvável pensar no lançamento de um monovolume da marca nos próximos anos.

Na dianteira, o carro-conceito de 4,46 m de comprimento traz um elemento inspirado na grade dos atuais carros da marca, como o Cooper reestilizado, além de faróis redondos – só visíveis quando as luzes estão ligadas. A traseira repete a ideia de camuflar a iluminação no desenho da carroceria, com elementos em OLED. Desenvolvido para ser uma sala de estar sobre rodas, o modelo tem ampla área envidraçada, para-brisa rebatível e porta-lateral corrediça. O conjunto de rodas e pneus é pintado integralmente na cor azul e tem inspiração no desenho de rodinhas de skate.

Do lado de dentro, o Mini Vision Urbanaut pouco se assemelha a qualquer modelo em produção atualmente. O “painel” é formado por uma cama (na cor amarela) e, logo abaixo dela, ficam o volante e os pedais totalmente rebatíveis, já que o modelo pode ter condução 100% autônoma caso o motorista prefira – as informações sobre condução são projetadas no para-brisa. O banco do motorista pode girar e se integrar à “sala”, que conta com sofá na região traseira e poltrona para o passageiro dianteiro. Curiosamente, nas imagens não é possível ver cintos de segurança em nenhum dos assentos.

A cabine do protótipo possui diferentes tipos de iluminação em LED e difusor de aromas, com objetivo de transformar o ambiente de acordo com o humor dos passageiros. Os acabamentos internos utilizam somente tecidos sustentáveis (reciclados e recicláveis), sem aplicação de cromados ou couro – essa filosofia será aplicada às próximas gerações de carros da marca, segundo a Mini. A fabricante não revelou nenhuma especificação sobre tipo de motor elétrico usado pelo conceito ou autonomia da bateria.

Fotos: Divulgação

Share This