A Mini segue investindo no mercado brasileiro e atualizando seu portfólio. Agora chega a nova geração do Cooper S Cabrio, que foi lançada em fevereiro para o mercado europeu. Sob o capô, o conversível traz um motor 2.0 turbo de 192 cv que é novidade na linha Cabrio, e a capota — que pode ser rebatida em apenas 18s — é mais leve que a da geração anterior.
Para quem gosta de dirigir “a céu aberto”, a capota do Cooper S Cabrio também pode abrir ou fechar com o carro trafegando a até 30 km/h, e em três estagios: totalmente aberta, semiaberta (simulando um grande teto solar) e fechada. Há duas opções de acabamento, uma toda preta e a outra com o desenho da bandeira do Reino Unido.
O dono do Cooper S Cabrio também pode baixar um aplicativo em seu smartphone que monitora a situação geral do carro (nível de combustível, tempo rodado com a capota aberta etc.) e que avisa quando se está chegando a uma região com chuva, para que a cabine possa ser fechada antes.
Por fora, o modelo segue o padrão visual do Cooper S tradicional — a carroceria, foi reforçada em alguns pontos pelo fato de o teto não ser rígido, mas o desenho é o mesmo. As rodas são exclusivas da versão Cabrio. Internamente, o Cabrio é praticamente igual ao Cooper S tradicional, mas com mais opções de revestimento para os bancos, painel e lateral das portas: dois tons de preto, marrom e cinza.
Em comparação com a geração anterior, o carro ficou 9,8 cm mais longo (3,85 metros), 4,4 cm mais largo (1,72 metro) e 1 cm mais alto (1,41 metro). Mesmo com o aumento da carroceria, é bem difícil levar mais que dois adultos no carro: a marca reconhece que a configuração do carro é 2+2, o que significa qye o espaço para as pernas no banco traseiro é extremamente limitado.
Os itens de série também seguem o padrão do família Cooper S: faróis full-LED, head-up display, três modos de condução (Sport, Mid e Green), kit multimídia com tela de 8,8 polegadas, ar-condicionado digital e automático, bancos com regulagem de altura, assim como o volante que tem ajuste de altura e profundidade, suspensão adaptativa, quatro airbags, entre outros.
Item de segurança importante: um sistema de proteção de capotamento, conectado a outros dispositivos de segurança do veículo, pode detectar risco de o carro tombar; se isso acontecer, duas barras de proteção de alumínio de alta resistência, atrás dos bancos traseiros, se elevam instantaneamente para proteger a cabeça dos ocupantes.
“Com o lançamento da nova geração do Cabrio, damos continuidade à nossa estratégia de oferecer uma linha de produtos variados e exclusivos no Brasil”, disse Julian Mallea, diretor da Mini no país. A expectativa da marca, que pertence à BMW, é vender 70 carros ainda este ano e 130 em 2017.
ACELERANDO O CABRIO S
Nesta quinta-feira (18), CARRO ONLINE saiu de São Paulo e pegou a Rodovia dos Imigrantes, rumo ao Guarujá, litoral paulista, para avaliar o desempenho do Mini Cooper S Cabrio. O motor 2.0 turbo de 192 cv tem força de sobra para embalar o carro, fazendo com que ele atinja facilmente os 110 km/h (o limite da rodovia em alguns pontos). Poderíamos acelerar muito mais, caso fosse permitido, pois potência é o que não falta.
O câmbio automático de seis velocidades tem casa bem com o motor, com trocas de marchas suaves e inteligentes, tanto na hora de subir ou reduzir. Em retomadas e saídas, o câmbio estica um pouco mais, o que garante mais torque. A direção elétrica deixa o Cabrio tão na mão que a impressão é de estar numa velocidade mais baixa que a real.
Mesmo sendo um conversível, o isolamento acústico da cabine é bom, garantindo conforto aos ocupantes — mas a visibilidade traseira é um problema no caso de chuva, já que o carro não tem limpador. Outra característica dos Mini Cooper que o Cabrio segue à risca é a rigidez da suspensão: esportiva, quando se passa em buracos e valetas os ocupantes sentem os impactos — ainda mais no modo Sport, que diminuiu o curso dos amortecedores. Com pneus normais, sem a tecnologia runflat (opcionais, que podem rodar mesmo furados), isso melhora um pouco.
(Infelizmente, o tempo na capital paulista mudou um dia antes do lançamento, impossibilitando o teste com a capota aberta, o que provavelmente deixaria a viagem mais prazerosa.)
CONCLUSÃO
No geral, o Mini Cooper S Cabrio traz todo o espírito de outros carros da marca (tocada esportiva e muito conforto) com o diferencial de dirigir ao ar livre, algo que sempre é bacana. Quem já teve a oportunidade de andar em um carro conversível sabe do que se trata. A Mini divulgou que o carro já está nas concessionárias, em versão única, com preço de R$ 164.950.