Mercedes-Benz EQA 250 2022

SUV compacto derivado do GLA traz motor de 190 cv e promete autonomia de até 486 km

A Mercedes-Benz revelou o EQA, versão 100% elétrica da segunda geração do SUV GLA. Posicionado abaixo do EQC, o novo modelo será a porta de entrada da linha de elétricos da marca, que terá ao menos 6 modelos distintos, sendo 4 SUVs e 2 sedãs. O EQA estreia na Alemanha por 46,5 mil euros, o equivalente a R$ 305 mil na conversão direta, sem impostos – o valor é 35% menor que o do “irmão” EQC, com tabela inicial de 71,3 mil euros.

O EQA se inspira no visual do EQC, com faróis mais afilados e conectados à falsa grade frontal, pintada na cor preto brilhante e com dois frisos centrais cromados. Na traseira, o Mercedes-Benz EQA adota nova tampa do porta-malas, que deixa de abrigar a placa de identificação (deslocada para o novo para-choque). O SUV elétrico também recebe novas lanternas interligadas por uma barra iluminada. O logotipo da Mercedes-Benz, antes no alto da tampa, foi reposicionado para o centro da peça.

Além de aproximar o EQA ao EQC, as mudanças no visual em relação ao GLA tiveram o objetivo de reduzir o índice de arrasto aerodinâmico. Com desenvolvimento aerodinâmico feito de forma 100% digital, o EQA possui índice de apenas 0.28.

A versão de lançamento, chamada de EQA 250, traz motor elétrico de 190 cv de potência e 38,2 kgfm de torque. Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos e a velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

- Publicidade -

As baterias de íons de lítio possuem 66,5 kWh de capacidade e podem entregar 486 km de autonomia (ciclo NEDC). O tempo de recarga de até 80% da capacidade das baterias pode variar entre 30 minutos (estações de recarga rápida com corrente contínua) e 5h45 (wallbox de corrente alternada).

Na cabine, o novo SUV elétrico repete o mesmo visual do GLA, mas com novas cores e materiais de acabamento. O EQA traz sistema inteligente de navegação integrada, que calcula a rota de acordo com a necessidade de paradas para recarga em viagens longas de acordo com a estimativa de autonomia em tempo real.

De série, o Mercedes-Benz EQA traz faróis full LED com controle automático do facho alto, porta-malas com abertura/fechamento sem o uso das mãos, rodas de 18 polegadas, iluminação ambiente com 64 cores, central multimídia MBUX. Opcionalmente, pode receber os pacotes visuais AMG Line e Night Package.

Fotos: Divulgação

- Publicidade -
Share This