Você já viu aqui no CARRO ONLINE que a Lifan está preparando dois lançamentos importantes para a marca aqui no Brasil ainda este ano. São eles a versão automática do X60 (carro-chefe da Lifan e chinês mais vendido do Brasil) e a chegada do X50, um SUV menor, mas que, na verdade, vai concorrer com as versões aventureiras dos compactos, como Renault Sandero Stepway e Volkswagen Cross Fox. Contudo, os planos da companhia não param por aí, já que está perto do Brasil o modelo que seria o chinês mais caro à venda no país: o SUV X80.
De porte maior, o X80 desembarcaria no Brasil para cumprir com duas funções essenciais para a Lifan progredir no mercado brasileiro. A primeira seria a de oferecer ao consumidor do X60 um upgrade de segmento dentro da própria marca, algo que afetaria diretamente as vendas da chinesa por aqui. Já a segunda é relacionada à imagem da Lifan no Brasil. “O X80 é um carro premium, que valorizaria e enriqueceria a nossa marca”, defendeu Luiz Zanini, diretor de marketing da companhia.
BOA IMPRESSÃO
CARRO ONLINE pôde conferir que o SUV é um dos produtos mais interessantes do portfólio da Lifan em viagem a convite da companhia para sua sede em Chongqing, na China. Apesar de o test-drive do modelo ter sido em um trajeto curtíssimo dentro da fábrica da Lifan, foi possível constatar qualidades nele que certamente o fazem um dos melhores carros chineses à venda no Brasil, caso ele de fato seja vendido por aqui.
A começar pelo conforto, o X80, assim como os outros produtos da Lifan, tem uma cabine muito espaçosa. Podendo abrigar até sete pessoas, todas se acomodam com conforto dentro do utilitário. O acabamento interno, um dos calcanhares de Aquiles dos chineses em geral, é bom. Não há rebarbas, nem peças mal encaixadas pelo painel e portas. E o material utilizado agrada tanto ao toque quanto ao olhar.
Sob o capô, o X80 traz um motor 2.0 turbo de 183 cv e torque de 28,5 kgfm. Como explicamos, não foi possível avaliar minuciosamente o desempenho do SUV pelo percurso disponibilizado aos jornalistas, mas a primeira impressão agradou. O câmbio automático de seis marchas trabalha de maneira suave e parece inteligente às necessidades do condutor, mostrando sintonia com o propulsor.
O único ponto negativo da avaliação foi a suspensão. Mole, no trecho acidentado (feito justamente para avaliar o conjunto) o veículo atingia o final do curso do amortecedor, culminando em batidas secas desagradáveis no assoalho. De qualquer maneira, caso o SUV vá ao Brasil, ele passará por ajustes para se adaptar à realidade das vias e ao gosto do brasileiro, mesmo processo pelo qual passaram o sedã 530 e o SUV X60.
CHINÊS MAIS CARO DO BRASIL
Segundo o diretor de marketing, a Lifan já realizou estudos para verificar o posicionamento e aceitação do X80 no Brasil, deixando mais próxima a concretização de sua importação. “Já temos toda a estrutura preparada para recebê-lo”, garantiu Zanini. Atualmente, a companhia possui um estoque com 135 mil peças de reposição em Salto (SP).
Expandir esta capacidade não seria problema, de acordo com o executivo. Aparentemente, o único fator que impede a Lifan de bater o martelo nesta questão é o preço. O X80 tem como concorrentes naturais modelos como o Kia Sorento, Hyundai Santa Fe, Land Rover Discovery Sport e Toyota SW4. Todos eles têm versões com sete lugares e entre-eixos de 2,70 m a 2,79 m, assim com o SUV chinês (que mede 2,79 m na distância entre os eixos). Contudo, seus valores variam de R$ 170 mil a R$ 260 mil, faixa impensável para posicionar o X80. O plano da Lifan é tentar vendê-lo ligeiramente abaixo dos R$ 100 mil, “mas não pode ser muito abaixo disso a ponto de prejudicar a depreciação do carro ou desvalorizar seu status”, conforme explicou Zanini.
Ainda que a Lifan consiga oferecer o X80 por R$ 98 mil ou R$ 99 mil (valores considerados por Zanini), a tarefa de convencer o público brasileiro a investir este montante em um carro chinês não será nada fácil. Não é surpresa para ninguém que automóveis chineses vivem atualmente sob forte desconfiança do consumidor brasileiro. Questionar a qualidade do produto, a assistência técnica e temer a alta desvalorização pós-venda são barreiras que se agravam conforme o preço do carro sobe.
Porém, para Zanini, a Lifan tem tudo para combater esses argumentos. “O cliente da Lifan hoje já sabe que terá suporte. Nos casos mais distantes de São Paulo, que dependem de transporte mais complexo para envio de peças, a solução do problema não passa de uma semana”, explicou. O diretor também gosta de citar a avaliação da Lifan Motors no site Reclame Aqui, conhecido por abrigar a opinião dos consumidores sobre empresas de diversos ramos. Lá, a companhia chinesa tem nota “boa” (azul) nos últimos seis meses, com 104 das 108 reclamações enviadas ao site resolvidas. “Nós fazemos um trabalho de ‘formiguinha’ junto aos clientes para fidelizá-los à nossa marca”.
Outro trunfo da Lifan para convencer o consumidor a adquirir um X80 seria o custo-benefício do carro. Embora tenha um motor mais fraco que seus concorrentes, a lista de equipamentos de série (que inclui ar-condicionado, trio elétrico, central multimídia touchscreen, controles de estabilidade e tração, piloto automático, faról alto automático e LEDs para uso diurno) e seu porte por menos de R$ 100 mil já seriam atrativos interessantes, capazes de seduzir especialmente os próprios clientes da marca. A vantagem de ser um SUV grande de sete lugares por este preço também serviria como chamariz, uma vez que abaixo de R$ 100 mil com capacidade para levar sete pessoas só temos Chevrolet Spin, Jac J6 e Jac T8 disponíveis no mercado (todos com propostas bem diferentes).
X7 CORRE POR FORA
Enquanto a filial brasileira da Lifan ainda pensa sobre trazer ou não o X80 (o que, caso afirmativo, só ocorrerá ano que vem), os chineses da de Chongqing adicionaram mais um ingrediente à reflexão: o X7.
Apresentado pela primeira vez pouco antes do Salão de Pequim, o modelo foi conhecido por Zanini e o staff brasileiro da Lifan no mesmo dia que os jornalistas brasileiros convidados para a viagem. Trata-se de um SUV com um porte intermediário entre o X60 e o X80, porém com um aspecto mais aventureiro. Equipado com motor 1.5 e câmbio manual de cinco marchas, o SUV passa a ser cotado para o Brasil, assim como o X80.
Contudo, como o SUV maior já estava nos planos da Lifan do Brasil há alguns meses – e o diretor de marketing se mostrou mais favorável ao X80 para o Brasil, em vez do X7 -, a novidade corre por fora para ser vendido por aqui. Além disso, o próprio porte ligeiramente maior que o X60 gera a preocupação de uma possível canibalização entre os dois modelos, caso convivessem no Brasil.