Nova bateria LFP permite até 100 cv de potência, aumento de 35 cv em relação à geração anterior
O Dacia Spring, base do Kwid E-Tech vendido no Brasil pela Renault e recentemente atualizado, recebeu mudanças em seu conjunto mecânico, com melhorias em dirigibilidade, desempenho e segurança na Europa.
Entre as principais mudanças, o Spring ganhou novos reforços estruturais na plataforma, além de nova bateria com 24,3 kWh de capacidade e tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato), a primeira do grupo Renault a utilizar esse tipo de célula.
Mecanicamente, o novo Spring conta com duas versões de motores elétricos, um de 70 cv e outro de 100 cv, substituindo os antigos propulsores de 45 cv e 65 cv, este último sendo usado no modelo vendido atualmente no Brasil. Na retomada de 80 a 120 km/h, a versão de 100 cv gasta 6,9 s, redução de 7,1 s em relação aos 14,0 s feitos pela versão de 65 cv.
Dinamicamente, todas as versões do modelo passam a ter barra estabilizadora, além de novos amortecedores e molas. Há também novas rodas de 15 polegadas a partir da versão Expression, para maior estabilidade. O sistema de frenagem também foi revisto, tendo agora maior assistência.
No carregamento, o Spring passa a ter como opcional um carregador DC de 40 kW, permitindo recarga de 20% a 80% em 29 minutos. A autonomia declarada pela Dacia é de 225 km no ciclo WLTP.
Na Europa, o novo Dacia Spring parte de €16.900 (R$ 103.872 em conversão direta). No Brasil, atualmente o Renault Kwid E-Tech de 65 cv é vendido em versão única por R$ 99.990.
