Todas as 30 unidades do modelo já foram vendidas
A Koenigsegg apresentou o novo Sadair’s Spear, um hipercarro com maior desempenho, menor peso e foco em pistas. O modelo recebeu uma série de atualizações técnicas, como suspensão redesenhada, novo sistema de freios, melhorias aerodinâmicas e aumento de potência.
Segundo Christian von Koenigsegg , fundador e CEO da marca, o nome “Sadair’s Spear” foi inspirado em um cavalo utilizado por seu pai, Jesko, que também já havia sido homenageado com um hipercarro de mesmo nome.
O novo Sadair’s Spear tem mudanças para aumentar a pressão aerodinâmica e desempenho em curvas de alta velocidade, como asa traseira dupla ativa feita em fibra de carbono, além de aletas frontais, entradas de ar redesenhadas e difusores para melhorar a estabilidade e o arrefecimento do veículo em uso na pista. As rodas são feitas de fibra de carbono e trazem design aerodinâmico. No chassi, o modelo teve redução de peso de cerca de 35 kg.
Na mecânica, o hipercarro usa o mesmo motor 5.0 V8 biturbo do Jesko, mas com melhorias no fluxo de ar e no sistema de refrigeração que levam a potência para 1.318 cv com gasolina e 1.647 cv com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina). A transmissão é a LST (Light Speed Transmission – Transmissão de Velocidade da Luz), que não tem volante do motor e realiza trocas de maneira extremamente rápida.
Internamente, os bancos têm formato exclusivo e podem ser equipados com cintos de seis pontos. Já o console central tem design minimalista, trazendo painel SmartCluster posicionado acima do volante e sistema SmartCenter, além de carregamento por indução.
Segundo a Koenigsegg, com as melhorias de desempenho o Sadair’s Spear superou o tempo do Koenigsegg Jesko Attack em 1,1 segundo no circuito sueco Gotland Ring. A marca também informou que todas as 30 unidades do modelo já foram vendidas em um evento realizado antes da apresentação global do hipercarro.