Depois de trazer as versões a gasolina e a diesel da nova geração do XC90, a Volvo completa a gama de seu SUV luxuoso com a última opção de propulsão que restava: a híbrida plug-in. Batizada de T8, a versão extrai de 412 cv do conjunto com motor a combustão e elétrico (portanto, o mais potente da família XC90). 

Visual da versão híbrida é o mesmo das outras

O motor elétrico do XC90 é capaz de entregar 88 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 400V (9,2 kWh), enquanto o motor Drive-E 2.0 Turbo Supercharger de quatro cilindros em linha entrega 324 cv e 65,2 kgfm.

Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 5s82

O XC90 T8 conta com seis modos de condução, que podem ser selecionados por um botão no console central. Para andar só no modo elétrico, você deve selecionar o modo Pure, que lhe permite rodar por até 35 km. Contudo, esta autonomia pode não ser tão extensa (durante nosso teste, conseguimos rodar apenas 17 km na cidade e 20 km na estrada no modo Pure). Vale destacar que mesmo no modo puramente elétrico, caso o motorista pise fundo no acelerador, o sistema automaticamente aciona o motor a combustão para entregar todo a potência solicitada pela pisada no acelerador. 

O quadro de instrumentos mostra a autonomia do motor elétrico

 

Outro modo de condução interessante é o Hybrid, que provavelmente será o mais utilizado, indicado para o uso diário. A configuração busca sempre a melhor relação entre performance e consumo, alternando entre a propulsão elétrica e a combustão. Em nossas medições, o XC90 T8 teve consumo médio de 16,7 km/l e autonomia de 835 km. Ainda é possível guiar nos modos Power (que prioriza o máximo desempenho) AWD, Off-road e Individual.

Os modos de condução são selecionados por este botão no console

O câmbio é automático de oito marchas, com a nova posição “B”, que ajuda na frenagem por meio do freio-motor do propulsor elétrico para recuperar energia e enviá-la à bateria de íon-lítio. Além disso, o modelo traz duas novas funções interesantes voltadas para o motor elétrico: Hold e Charge. A primeira preserva a carga da bateria para uso posterior, sendo possível escolher quando rodar só com o motor a combustão. Já a segunda consegue recarregar até 1/3 da bateria com o uso do motor a combustão.

O tempo de recarga muda de acordo com a corrente elétrica da tomada

Na prática, o modelo é tão bom de dirigir quanto as versões a gasolina e a diesel, com ótimas acelerações e retomadas, atingindo de 0 a 100 km/h em apenas 5s82. As tecnologias semi-autônomas e a suspensão fazem do modelo um primor para guiar na estrada, com ótima estabilidade e respostas do motor, além de ser muito preciso ao volante. Na cidade, o modelo é extremamente confortável, transmitindo a sensação de ser um SUV de porte menor (ainda que tenha uma carroceria de quase 5 metros, pesando mais de 2 toneladas).

Além dos itens citados, por R$ 456.950, o SUV conta com ar-condicionado digital de quatro zonas, sete airbags, bancos elétricos e muitos outros.

NOVA VERSÃO
O Volvo XC90 é um SUV bastante luxuoso e, agora, ele ganha uma versão ainda mais requintada: a Excellence, que será oferecida apenas com motorização híbrida, se tornando a nova topo de linha da marca no Brasil. Internamente, ela segue o padrão de refinamento das outras, mas com algumas mudanças bem interessantes. É o caso dos bancos, já que só há quatro assentos independentes, capazes de oferecer massagem para todos, além de resfriamento, aquecimento e diversos ajustes elétricos.

O motor T8 entrega 412 cv

A versão ainda vem equipada com uma geladeira posicionada entre os dois bancos traseiros e duas taças de cristal para os ocupantes tomarem o que desejarem. O teto solar tem acabamento diferenciado, assim como as alavancas do modelo que são todas revestidas em couro. O console traseiro conta com tela retrátil que serve para controlar o sistema de refrigeração e massagem dos bancos. 

Externamente, a versão pode ser identificada pela moldura das janelas em alumínio diferenciado e pelas rodas aro 21”, além do nome da versão na lateral do carro. Esta versão sera oferecida por R$ 519.950.

MERCADO
A Volvo espera que a família do XC90 venda entre 630 e 650 unidades este ano, sendo 30% das versões híbridas, 30% diesel e 40% gasolina. A nova topo de linha, a Excellence, deve vender 10 unidades por ano, segundo a Volvo. Atualmente, a marca conta 28 concessionárias no Brasil.

Aceleração
0 a 60 km/h (m) 2s77 
0 a 80 km/h (m) 4s14
0 a 100 km/h (m) 5s82
0 a 120 km/h (m) 7s91 
Retomada
40 a 100 km/h em Drive 4s89
60 a 120 km/h em Drive 6s10
80 a 120 km/h em Drive 4s28
Consumo em km/l
Cidade 18,2 
Estrada 14,3 
PECO 16,7
Autonomia 835
Newsletter

Newsletter

Quer ficar por dentro das noticias da Revista Carro em primeira mão?

Receba grátis!

Obrigado!

Pin It on Pinterest

Share This