Mesmo com a queda bruta do mercado brasileiro nos últimos dois anos, as montadoras seguem acreditando na recuperação e os lançamentos não param. A novidade da vez é o Vitara, da Suzuki, SUV que está de volta depois de oito anos sem ser vendido no Brasil.

A quarta geração do SUV chega em um momento importante, já que o segmento de SUVs compactos é um dos mais concorridos atualmente. Sob o capô, o novo Vitara traz motor 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm, aliado a um câmbio automático de seis velocidades. Esta versão começou a ser produzida no final de setembro, na Hungria, e começará a ser vendida no Brasil após o Salão do Automóvel, em novembro.

No uso diário, o comportamento do Vitara é muito bom, entregando agilidade no trânsito e facilidade para atingir os limites permitidos. Isso acontece pois o motor alcança o pico de torque já em 1.700 rpm, fazendo com que ele tenha força de sobra mesmo em velocidades mais baixas.

A direção elétrica é leve e precisa, facilitando na hora das balizas e sendo confortável para o dia-a-dia. A calibração da suspensão também é interessante para o uso diário, já que o interior não é muito afetado quando caímos em algum burraco, além de ter boa distância do solo e superar tranquilamente as lombadas e valetas.

Na dianteira, a Suzuki aposta na simplicidade e robustez

Em rodovias, o comportamento dele é diferente. Esta mesma calibração da suspensão faz com que ele tenha pouca rolagem de carroceria em curvas sinuosas, transmitindo mais estabilidade e precisão para o contorno, porém, curiosamente, em velocidades mais altas, sua capacidade de absorção de impactos deixa um pouco a desejar. Por exemplo, ao passar por junções do asfalto na estrada, a carroceria tende a oscilar.

Com uma relação de peso/potência de 8 kg/cv, a aceleração do Vitara é ótima. Em nossos testes, o novo Vitara levou 8s17 para acelerar de 0 a 100 km/h e 8s02 para uma retomada de 60 km/h a 120 km/h, comprovando a rapidez e força do motor e, de quebra, instaurando um novo paradigma de desempenho para o segmento.

O desenho das lanternas é um pouco mais ousado

A transmissão automática de seis velocidades tem ótimo casamento com o motor e oferece trocas suaves e precisas, sendo que na versão 4Sport é possível realizar as mudanças pelas borboletas, que também entregam rapidez e precisão, independentemente da velocidade.

Por estar fora do mercado há 8 oito anos, o visual do Vitara anda um pouco esquecido. Como característica da marca, ele traz linhas mais conservadoras, apostando na simplicidade e robustez de um SUV, deixando de lado os vincos agressivos na dianteira, muito usados em alguns modelos do segmento (como os rivais orientais).

O interior é bem acabado, mas o painel poderia ser emborrachado

Por exemplo, para-choque, faróis e capô, trazem linhas mais retilíneas, que passam mais robustez do que modernidade. Porém, ele também exibe elementos contemporâneos, como grade frontal cromada (exclusiva da versão 4Sport), lanternas estilizadas e colunas e teto escurecidos (tendência automotiva atual).

Internamente o carro também é todo novo, sendo que o grande destaque é nova central multimídia, com tela sensível ao toque de 10” e capacidade para espelhar smartphones. A posição de dirigir também é boa, sendo que o posicionamento dos botões facilita o acesso do motorista enquanto dirige. A montagem do painel e lateral das portas é boa e a qualidade aparente dos materiais usados também. Mas em um carro que será vendido por R$ 107.990,00, o acabamento poderia ser todo macio ao toque.

Kit multimídia tem tela de 10 polegadas e conexão Wi-Fi

Por mais que o momento do mercado brasileiro não seja dos melhores, as montadoras demonstram que estão pensando no longo prazo e a Suzuki comprova isto com volta do Suzuki Vitara ao Brasil, depois de 8 anos sem ser vendido por aqui. Com preço competitivo, o retorno ocorre na hora certa, já que o segmento que ele participa está em alta, sendo um dos mais procurados pelos consumidores. O Vitara também tem um diferencial: ser o único da categoria dos SUVs compactos a oferecer motor turbo a gasolina aliado a um câmbio automáttico. 

MAIS VERSÕES E MOTORES
Além da versão 4Sport, que será vendida com motor 1.4 turbo, a Suzuki terá mais cinco opções para o consumidor brasileiro, sendo quatro com motor 1.6 aspirado de 126 cv e 16,7 kgfm: 4All MT, 4All AT, 4You AT, 4You AT Allgrip (tração 4×4). A última versão é a 4Sport Allgrip 1.4 turbo, que será topo de linha e traz como grande diferencial a tração 4×4, com os equipamentos como sete airbags, direção elétrica, assistende de partida em descidas e subidas, kit multimídia com tela de 10 polegadas e conexão Wi-Fi, abertura das portas com chave presencial, partida por botão, entre outros itens.

Esta é a versão de entrada com grade diferenciada

A grande diferença entre as versões é o visual da dianteira, já que a da 4Sport é cromada e com formato vertical, sendo exclusiva, enquanto nas versões 4All e 4You a grade terá desenho horizontal e cor diferente.

O número de versões que a Suzuki oferecerá no mercado nacional demonstra a confiança da marca no segmento que está caminhando contra a crise e o interesse que a marca tem no mercado nacional.

Dados de fábrica do novo Suzuki Vitara 1.4 turbo

Porém, mesmo sendo agressiva no número de versões, a Suzuki espera que seus 47 pontos de revenda consigam comercializar apenas 400 unidades por mês.

Testes realizados na pista da ZF-TRW, em Limeira (SP)

CONCLUSÃO
Por mais que o momento do mercado brasileiro não seja dos melhores, as fabricantes demonstram que têm estratégias de longo prazo e a Suzuki comprova isso com a volta do Vitara ao mercado. Com preço competitivo, o retorno ocorre na hora certa, já que o segmento do qual esse modelo participa está em alta. Além disso, o novo SUV conta com um atrativo: ele foi o primeiro da categoria a oferecer motor turbo a gasolina aliado ao câmbio automático. O resultado mostrou-se muito interessante e tem tudo para agradar. 

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